(Fonte da imagem: iStock)
O acesso à televisão por assinatura tem sido cada vez mais popular, graças à queda nos preços de todas as operadoras que trabalham no Brasil e também do crescimento da classe média brasileira. Com isso, também cresceu o número de empresas que oferecem serviços de televisão paga para os consumidores, o que gera mais concorrência e várias vantagens para os brasileiros.
E como é válido para todos os tipos de produtos, a TV paga também precisa ser pesquisada antes que qualquer contrato seja assinado pelos consumidores. Mais do que isso, às vezes é válido fazer algumas pechinchas para conseguir descontos nas assinaturas. Quem mostra isso é a Proteste, uma influente Associação de Consumidores que trabalha no mercado brasileiro.
Segundo uma pesquisa realizada em dez estados e com seis operadoras diferentes, é possível economizar até R$ 860 ao ano depois de analisar todos os planos disponíveis nas provedoras. O Proteste afirma que, além de mensalidades, também é preciso prestar atenção em outros custos que envolvem os pacotes de televisão por assinatura, como taxas de adesão, instalação e planos de fidelidade.
Essas taxas são as principais armas de negociação dos consumidores. Em alguns casos, é válido assinar pacotes “combo” para fugir de valores abusivos, mas isso varia em cada caso. O importante é fugir de multas muito altas para a rescisão de contratos com fidelidade — aqueles em que é obrigatória a permanência de pelo menos um ano sem redução ou cancelamento dos pacotes.
Fontes