Reuters. Por Leonardo Goy - O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o novo regulamento do setor de TV por assinatura no país. Na prática, a agência regulamentou as novas regras do setor, aprovadas no ano passado pelo Congresso, como que a permitiu a entrada das teles nesse mercado. Além disso, a Anatel reabrirá o processo de emissão de outorgas para novos serviços de venda de TV por assinatura via cabo, que estava fechado desde 2003.
A ideia é aumentar o número de operadores - inclusive com a presença de pequenos prestadores. Para isso, não será mais feita licitação para a escolha desses operadores. Segundo o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone, bastará pagar uma taxa de 9 mil reais e entregar a documentação necessária à agência.
"Novos prestadores de cabo trazem maior competição e certamente redução de preço", disse Zerbone. A Anatel não exigirá um tamanho mínimo para essas operações, o que permitirá, inclusive, a entrada de fornecedores pequenos, atuando em bairros ou em localidades que não atraiam o interesse de grandes empresas.
"Não estamos colocando uma abrangência mínima, como antes, que era um município inteiro. Assim podemos viabilizar operações de bairro, que não são possíveis no modelo atual", disse Zerbone. Segundo o conselheiro, as primeiras outorgas devem começar a sair em cerca de um mês. O regulamento deve ser publicado no Diário Oficial do União na terça-feira que vem.
Categorias