Reuters. Por Leonardo Goy - Os serviços de TV por assinatura no Brasil ganharam 234.592 novos assinantes em junho, um crescimento de 2,16 por cento na base de clientes em relação a maio, informou nesta segunda-feira a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com a expansão do mês passado, o setor encerrou o primeiro semestre com cerca de 11,1 milhão de domicílios atendidos no Brasil, um acréscimo de 1,3 milhão de assinantes, ou alta de 13,7 por cento, em relação ao fim do ano passado.
Segundo a Anatel, cada assinante equivale a um domicílio. Assim, considerando o número médio de 3,3 pessoas por domicílio calculado pelo IBGE para o país, o serviço de TV paga alcança cerca de 36,6 milhões de pessoas no país.
O segmento de transmissão via satélite (DTH) detém 50,6 por cento de participação em serviços de TV paga, enquanto a distribuição de conteúdo televisivo por cabo (TVC) conta com 46,9 por cento do mercado.
Os 2,5 por cento restantes são atribuídos a serviços prestados via microondas (MMDS).