Internautas que desejam migrar dados do Windows XP, Vista ou 7 para as versões 8.1 e 10 do sistema operacional da Microsoft não precisam fazer toda a transferência por meio de conexões de rede complicadas ou via HDs externos. É que a desenvolvedora do software, em conjunto com a Laplink, oferece uma ferramenta gratuita capaz de fazer o compartilhamento de dados sem quaisquer complicações.
Selecione os tipos de arquivos que deverão ser transferidos, informe um endereço de email válido para ambas as máquinas e então execute as etapas de PCmover Express. Atenção: uma mesma rede tem de ser usada pelas máquinas, e a conexão com a internet pode ser feita através de wireless ou cabo Ethernet. Veja como é fácil usar o programa e atualizar seu Windows 8.1 ou 10 com seus dados pessoais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1 – Baixe o programa e informe um endereço de email
Instale o programa em ambos os computadores (tanto no PC antigo, com Windows XP ou versão superior, quanto na máquina nova, equipada com Windows 8.1 ou 10). Em seguida, abra a ferramenta nos dois dispositivos e informe um mesmo endereço de email.
- O download de PCmover Express pode ser feito através desta página
Preencha os campos “Organization” (“Organização”) e “Country” (“País”), clique em “Next” e escolha o tipo de transferência que deverá ser feito (clique em “PC to PC Transfer” e habilite o programa a fazer o compartilhamento entre computadores). Aperte em “Next” e passe para o próximo passo.
2 – Selecione os computadores de origem e destino
Já com o aplicativo aberto em ambos os PCs, selecione “Old” no computador que terá seus arquivos transferidos e “Windows 8.1 or later” na máquina que deverá receber as novas pastas. Informe novamente seu endereço de email e nome e clique em “Next” para que, em seguida, a conexão entre os computadores seja feita.
Marque "Old" no PC de origem e "Windows 8.1 or later" no computador de destino.
3 – Determine o tipo de conexão
Na tela aberta, selecione a opção "WiFi or Wired Network" para que a transferência dos dados seja feita via rede sem fio ou cabo Ethernet (essa função habilita o compartilhamento entre WiFi/WiFi, WiFi/Ethernet e Ethernet/Ethernet).
Os modos “Laplink Ethernet Cable” e “Laplink USB Cable” exigem a instalação de cabos específicos disponíveis apenas por meio de encomenda diretamente da Laplink. Clique em “Next” e siga adiante.
4 – Conecte ambos os PCs
A leitura das informações sobre os arquivos do PC de destino e a conexão entre as máquinas são feitas de modo automático – se os computadores não forem apontados pelo processo, a localização de cada máquina pode ser feita em “Browse”.
Aguarde a finalização das análises e configure as preferências de compartilhamento.
5 – Configure as opções de transferência
Assim que ambos os computadores estiverem emparelhados, as preferências da transferência deverão ser então configuradas. Em “Configure Transfer”, as seguintes opções vão estar disponíveis:
- User Account Selection: a conta de usuário cadastrada no PC de origem é transferida;
- Drive Selections: selecione as pastas e arquivos de uma partição que deverão ser compartilhados;
- File Filters: selecione tipos de arquivos que não deverão ser transferidos (como registros temporários feitos por programas, por exemplo);
- Folder Filters: marque pastas que não deverão ser copiadas para o novo PC.
Selecionados quais arquivos deverão ser ou não compartilhados, clique em “Next” para que a verificação do total de pastas e extensões de imagem e áudio, por exemplo, seja realizada. Aperte novamente sobre “Next” para iniciar a transferência.
6 – Inicie a transferência
Nota: a velocidade de transferência varia de acordo com a qualidade da conexão e em função também dos tipos e da quantidade de arquivos compartilhados. As etapas seguidas são executadas automaticamente, e a finalização do processo é apontada por meio da mensagem “Congratulations! PCmover is done!”.
Se o local de armazenamento dos novos arquivos não tiver sido especificado, a pasta "Documentos" será a responsável por hospedar os dados transferidos para o Windows 8.1 ou o Windows 10.
...
Quais serviços de armazenamento em nuvem você usa? Comente no Fórum do TecMundo