Alguns sites de downloads vêm trabalhando com gerenciadores, e a maioria desses portais não dá uma opção para você baixar os arquivos diretamente do site oficial.
Os gerenciadores servem para facilitar o download dos aplicativos, mas alguns trazem softwares de terceiros e deixam seu PC sobrecarregado. Entre os tantos adicionais oferecidos, um deles tem dado dores de cabeça a muita gente: é o WebCake.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Este programinha roda em segundo plano no desktop e adiciona extensões aos seguintes navegadores: Google Chrome, Firefox e Internet Explorer. O WebCake opera de forma silenciosa e, na teoria, seria apenas um software para exibir propagandas e ofertas.
(Fonte da imagem: Reprodução/Get WebCake)
Contudo, o WebCake faz mais do que o anunciado. O programa pode coletar dados do seu computador e transmiti-los para a internet sem seu consentimento. Se você é uma das tantas vítimas deste bolo malandro, vale executar os passos seguintes para removê-lo de seu PC.
Limpando o Google Chrome
O WebCake opera em diversos sites, portanto não é tão difícil saber se ele está instalado em seu navegador. Ao visitar o site Amazon, por exemplo, esse software irá sugerir algumas comparações de preços. Basta posicionar o mouse sobre um item para ver as sugestões do WebCake.
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
Uma vez confirmado que o programa está atuando em sua máquina, você deve seguir os seguintes passos para removê-lo:
- No Google Chrome, clique no ícone do menu e abra o item “Configurações”;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Clique no item “Extensões”, à esquerda da janela, para visualizar os itens instalados;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - O item “WebCake” deve estar presente na lista de extensões. Clique na lixeira para desinstalar o complemento;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Basta reiniciar seu navegador para que o WebCake seja completamente removido.
Sem bolo surpresa no Firefox
O procedimento para detectar se o WebCake está operante no Mozilla Firefox é semelhante ao que fizemos no Chrome. A forma de remover o complemento também não muda muito — confira:
- Clique no botão “Firefox”, no topo do navegador, e abra o item “Complementos” (Add-ons);
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Abra o ícone de “quebra-cabeça” que lista as “Extensões” instaladas;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Selecione o “WebCake” e clique em “Remover”;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Reinicie o navegador e navegue tranquilamente.
Removendo o WebCake do computador
Para garantir a segurança da sua navegação no Internet Explorer e eliminar completamente este programa indesejado do seu computador, você deve removê-lo através do Painel de Controle. O procedimento é simples:
- Abra o Painel de Controle;
- Clique no item “Programas e Recursos”;
- Encontre o WebCake e clique no botão “Desinstalar”;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Na janela que abrir, selecione a opção “Yes”, indicando que todas as janelas de navegadores devem ser fechadas e o programa deve ser removido;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Uma mensagem de finalização será exibida;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Reinicie o computador e aproveite a web sem este bolo de anúncios.
Foi fácil, não? Se você preferir, pode usar o Revo Uninstaller para desinstalar o WebCake e garantir que nenhum lixo ficará escondido na sua máquina. Depois, vale ainda varrer o PC com o CCleaner. É bom notar que esse mesmo procedimento pode ser realizado com outros softwares inconvenientes que estão atrapalhando sua navegação.