Com o email sendo cada vez mais utilizado para todos os tipos de comunicações — seja no trabalho, entre colegas e professores de faculdade ou mesmo para mandar mensagens pessoais —, diversos serviços já foram criados para deixá-lo ainda mais prático para você.
Uma boa opção está em ativar as notificações de novas mensagens no seu Gmail, fazendo com que elas apareçam em seu desktop — e evitando a necessidade de ficar abrindo a página do serviço a todo momento para checar as novidades.
Ativando essa funcionalidade, você poderá ter um “popup” aparecendo em sua Área de trabalho avisando quando um novo email chegou. Assim, você ganha tempo fazendo outras atividades em seu computador, sabendo que, se algum email importante chegar, você será rapidamente avisado disso.
Pré-requisito
Google Chrome
Faça você mesmo
Inicialmente, só é possível ativar as notificações no desktop através do navegador Google Chrome. Nele, acesse sua conta do Gmail e vá ao ícone de engrenagem — localizado no canto superior direito da página — e clique na opção “Configurações”.
Já na aba “Geral”, do menu de “Configurações”, você deve ir ao tópico “Notificações na área de trabalho”. Ao lado, você poderá selecionar a opção que melhor atende às suas necessidades.
Para os emails, você pode ativar as notificações em “popup” de qualquer mensagem que chegar à sua caixa de entrada — ou “filtrar” esses avisos, que apenas aparecerão em seu desktop caso uma mensagem importante seja recebida.
Ainda é possível definir as configurações de avisos quanto ao bate-papo do Gmail — essa função já vem automaticamente ativada, mas você pode desabilitar esse serviço.
Por fim, basta ir ao final da janela e selecionar o botão “Salvar alterações” para que os avisos sejam habilitados.