Informações vindas diretamente de Tóquio, a capital do Japão, afirmam que a Toyota, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, tem a intenção de comprar duas empresas de tecnologia robótica ligadas diretamente à Alphabet, o conglomerado “pai” da Google e de diversas outras companhias pertencentes ou vinculadas anteriormente à gigante fundada por Larry Page e Sergey Brin.
As empresas que podem ser compradas pela montadora são a Boston Dynamics e a Shaft, ambas divisões da Alphabet. As duas seriam incorporadas pela divisão de robótica e inteligência artificial da empresa japonesa, chamada Toyota Research Institute (TRI), que recebeu ano passado um investimento de nada menos do que US$ 1 bilhão, cerca de R$ 3,5 bilhões, com o objetivo de desenvolver tecnologias ligadas ao ramo de carros inteligentes e autônomos, além de outros dispositivos robóticos.
Parcerias são sempre bem-vindas
Sem dar declarações oficiais claras sobre o assunto, a Toyota afirmou apenas que a empresa está sempre aberta a novas colaborações com outras companhias, sejam japonesas ou de outros países, na área de pesquisa e desenvolvimento, como ja aconteceu com a Microsoft. Porém, os rumores sobre a intenção da montadora em adquirir essas empresas mostram que ela tem intenção de se aventurar por campos mais abrangentes do que apenas o automobilístico, trazendo tecnologias de todos os tipos para serem implantados em seus veículos.
Além dos carros, a empresa japonesa também vem investindo bastante há anos em robôs, principalmente dispositivos que serviriam para auxiliar em afazeres domésticos
Tudo isso está de acordo com as ações mais recentes da Toyota, como a parceria firmada com a Uber para – em um futuro próximo – inserir carros autônomos no serviço de transporte particular, além de outros recursos menos complexos que trariam melhorias consideráveis para os consumidores das corridas proporcionadas pela empresa de São Francisco.
Tecnologia em todos os lugares
Além dos carros, a empresa japonesa também vem investindo bastante há anos em robôs, principalmente dispositivos que serviriam para auxiliar em afazeres domésticos ou para realizar outras tarefas dos mais diversos tipos, como alguns já revelados pela Toyota, que tocam violino e outros instrumentos, um aparelho no estilo de um Segway e um robô que pode ajudar idosos ou doentes, tudo utilizando a inteligência artificial desenvolvida pela empresa.
Se a aquisição dessas empresas realmente se tornar algo real, podemos certamente colocar a Toyota como uma das companhias mais promissoras no desenvolvimento dessas “tecnologias do futuro”.
Fontes
Categorias