(Fonte da imagem: BTJunkie)
O BTJunkie, um dos maiores índices para arquivos torrent do mundo, anunciou nesta segunda-feira (6 de fevereiro) o fim voluntário de todas as suas atividades. Segundo os administradores do serviço, a decisão é reflexo de uma combinação de ações legais contra sites de compartilhamento de arquivos com projetos paralelos que consumiam uma grande quantidade de tempo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fundado em junho de 2005, o endereço nunca foi vítima de qualquer espécie de processo. Os responsáveis pelo site publicaram a seguinte declaração de despedida: “Este é o fim da linha, amigos. Essa decisão não surgiu de maneira fácil, mas decidimos fechar voluntariamente. Estamos lutando há anos pelo seu direito de se comunicar, mas é hora de seguir em frente. Foi uma experiência marcante, lhes desejamos tudo de bom!”.
Em entrevista ao TorrentFreak, o fundador do BTJunkie afirma que ainda vê um futuro para o compartilhamento através de arquivos torrent. Embora nunca tenha sido processado, o serviço figura em listas criadas pela RIAA e pela MPAAA como um agente facilitador para o compartilhamento de arquivos piratas — o endereço também foi bloqueado dos resultados do Google pela sua suposta relação com conteúdos ilegais.