A autonomia é hoje um dos calcanhares de Aquiles dos veículos elétricos, o que limita muitos deles a ficarem rodando apenas nas cidades. Se tiver um pouquinho de paciência, no entanto, você pode ir longe – BEM longe.
A prova disso veio pelas mãos de Steven Peeters e Joeri Cools, donos de um Tesla Model S P100D, que conseguiram percorrer a incrível marca de 900 quilômetros com apenas uma carga.
O número foi atingido em um percurso fechado de 26 quilômetros na Bélgica, e a distância, que seria equivalente a ir de São Paulo até Goiânia, só foi alcançada depois de 23 horas e 45 minutos – o que significa que eles andaram a uma velocidade bem baixa e constante, sem paradas e sem utilizar mimos como ar-condicionado, para otimizar o máximo possível do consumo de energia da bateria do veículo.
Até mesmo Elon Musk se pronunciou a respeito do feito através do seu Twitter, dizendo que, com os pneus certos, um Model S seria capaz de percorrer até mais de mil quilômetros.
Over 1000 km should be possible in a 100D with the right tires https://t.co/8czN3dVZE4
— Elon Musk (@elonmusk) June 21, 2017
A rota também foi planejada nos mínimos detalhes de forma a evitar trânsito o máximo possível e, mais importante ainda, sem subidas ou descidas de mais.
Peeters afirmou ainda que o fato de o “hypermiling”, como é chamado o teste de autonomia máxima, ter acontecido em um percurso fechado também facilitou bastante, já que, a cada volta, a dupla aprendeu como fazer melhor cada uma das curvas, perdendo o mínimo de ritmo possível.
O recorde anterior pertencia a um dono de um Model S P85D, que percorreu 885 quilômetros com apenas uma carga.
Categorias