TVs Sony e Samsung vão ficar mais caras (Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
Samsung e Sony resolveram mudar as suas políticas de preço com relação aos seus aparelhos de televisão. De acordo com o que divulgaram as duas companhias, a ideia é proteger a margem de lucro dos revendedores, que tem caído muito devido às disputas por preço.
Segundo o The Verge, com isso, as empresas pretendem combater uma prática conhecida nos Estados Unidos como showrooming, na qual os consumidores vão até as lojas físicas, experimentam os produtos e depois compram por preços reduzidos em lojas online.
Dessa forma, ao controlar os preços e manter a competição entre esses dois mercados mais equilibrada, Samsung e Sony acreditam que as margens de lucro de todos os revendedores serão mantidas.
Contudo, essa política também pode prejudicar as vendas de ambas as companhias. Isso porque uma ação dessas pode fazer com que outras empresas concorrentes, como LG e Panasonic, consigam ganhar preciosas fatias de mercado, uma vez que nenhuma delas se mostra contrária às promoções envolvendo os seus aparelhos de TV.
Apesar do risco, as companhias se dizem “confortáveis” praticando esse tipo de política de preços premium. Enquanto a Samsung já cobra mais caro em seus notebooks, as televisões da Sony também já se mostram cerca de mil dólares mais caras nos Estados Unidos.
Fonte: The Verge