(Fonte da imagem: Reprodução/ThinkStock)
Reuters. Por Sérgio Spagnuolo - Os aparelhos de televisão com tela de plasma fabricados na zona franca de Manaus deverão incorporar a capacidade de executar aplicações interativas nos próximos anos, de acordo com novo artigo de portaria interministerial publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira.
As TVs interativas permitem trocas de informações com usuários, como a utilização de comandos de voz e serviços de Internet no aparelho. O recurso deverá vir instalado, pré-configurado e habilitado de fábrica, segundo o DOU.
Até 30 de junho deste ano, as produtoras estão dispensadas de acrescentar estas aplicações, enquanto de 1o de julho a 31 de dezembro sua inclusão é opcional. No ano que vem, 75 por cento dos televisores devem ter estas aplicações, número que passa para 90 por cento a partir do começo de 2014.
"Todos os modelos de televisores que disponibilizarem suporte à conectividade IP (protocolo de Internet) e que implementem o middleware (camadas de software) interativo deverão garantir o acesso das aplicações interativas aos canais de comunicação", segundo o texto de portaria que envolve os ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A partir do período definido, a obrigação se aplica à totalidade das TVs que disponibilizem suporte à conectividade IP.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Categorias