Foi confirmado para as 23h59 desta quarta-feira (29) o desligamento total do sinal analógico de televisão na cidade de São Paulo e outros 38 municípios da região metropolitana. Quem ainda não tiver o conversor e antena digital instalados em seus aparelhos não poderá mais assistir aos canais abertos.
A última pesquisa feita pelo Ibope constatou que 90% dos domicílios da Grande São Paulo estavam preparados para receber o sinal digital. Para ser aprovado o desligamento, segundo estabelece o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o índice mínimo dos lares com acesso ao sinal digital deve ser de 93% nos municípios.
Como a margem de erro do estudo é de três pontos percentuais, o Grupo de Implantação da TV digital (Gired) entendeu que a porcentagem exigida foi cumprida e autorizou o cancelamento do serviço em São Paulo.
O Ibope também estima que com o fim das transmissões analógicas, o índice de lares aptos a receber o sinal digital na Grande São Pauloserá de 95%. Isso inclui os domicílios que possuem TV parabólica.
Confira a lista de cidades que terão as transmissões analógicas de TV desligadas:
- Arujá
- Barueri
- Biritiba Mirim
- Caieiras
- Cajamar
- Carapicuíba
- Cotia
- Diadema
- Embu
- Embu-Guaçu
- Ferraz de Vasconcelos
- Francisco Morato
- Franco da Rocha
- Guararema
- Guarulhos
- Ibiúna
- Itapecerica da Serra
- Itapevi
- Itaquaquecetuba
- Jandira
- Mairiporã
- Mauá
- Mogi das Cruzes
- Osasco
- Pirapora do Bom Jesus
- Poá
- Ribeirão Pires
- Rio Grande da Serra
- Salesópolis
- Santa Isabel
- Santana de Parnaíba
- Santo André
- São Bernardo do Campo
- São Caetano do Sul
- São Lourenço da Serra
- São Paulo (Capital)
- Suzano
- Taboão da Serra
- Vargem Grande Paulista
Pessoas que estão inscritas nos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, têm direito a um kit, que inclui um conversor digital e uma antena UHF externa, que capta o novo sinal. A distribuição deverá continuar por 45 dias depois do desligamento, mas esse prazo pode ser prorrogado.
O desligamento do sinal analógico vai liberar a faixa de 700 Mhz (banda 28) para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. A cobertura da internet com essa tecnologia tem considerável melhoria em ambientes fechados, quando usada essa faixa.