Ontem (16), a operadora de telefonia móvel Vivo apresentou instabilidade em sua rede, deixando milhões de clientes sem serviço. Os problemas atingiram quatro estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As falhas ocorreram entre as 12h15 e as 17 horas.
Segundo o diretor de planejamento da Vivo, Leonardo Capteville, o problema foi decorrente de um switch que faz a conexão de diversos equipamentos e que apresentou problemas por não ter sido configurado de forma correta. A falha gerou uma reação em cadeia que acabou derrubando toda a rede.
"Ele tinha configuração para funcionar em determinado tráfego de dados e, com o aumento ao longo do dia, ele entrou em looping, derrubando as conexões com as outras centrais", disse Capteville.
O problema fez com que os clientes de São Paulo não conseguissem efetuar ou receber chamadas e nem navegar na internet. Nos outros estados, cerca da metade dos clientes pré-pagos teve problemas e falhas na rede fixa.
A Vivo garantiu, em nota oficial, que pretende ressarcir os clientes afetados pelos problemas.
Fontes
Categorias