A Conecta, operadora virtual da Porto Seguro com infraestrutura daTIM, anunciou hoje (31) que oferecerá em breve a tecnologia de WiFi Calling nativa para os seus clientes brasileiros. Trata-se da segunda empresa de telecomunicações a suportar tal recurso – a primeira foi a Vivo, que inaugurou a funcionalidade exclusivamente para iOS ao longo da última semana.
De acordo com Tiago Galli, gerente geral da companhia, a Porto Seguro Conecta sempre se baseou em três pilares para conquistar seus consumidores: ofertas exclusivas, atendimento ao cliente de qualidade superior e serviços de conveniência diferenciados. Porém, de acordo com o executivo, a marca percebeu que seus usuários estavam insatisfeitos com o sinal de telefonia móvel, especialmente dentro de ambientes fechados, onde costuma haver interferências.
Pensando nisso, a empresa resolveu inaugurar o WiFi Calling nativo, que nada mais é do que a capacidade de realizar chamadas telefônicas através de uma conexão WiFi pelo discador nativo do smartphone, sem a necessidade de ter um app especial instalado (o que diferencia a tecnologia de soluções como Viber, WhatsApp e até mesmo Skype). Para usar o recurso, o consumidor só precisa ter um aparelho habilitado para tal e um chip SIM compatível.
Operadora é uma das primeiras a trabalhar com o WiFi Calling no Brasil
Como funciona?
O WiFi Calling pode ser usado para receber e efetuar chamadas tanto para quem estiver usando também uma rede WiFi quanto para seus contatos que estiverem em redes móveis convencionais ou telefones fixos. No primeiro caso (WiFi para WiFi), a ligação será mantida em qualidade HD. Uma vez que o recurso esteja ativado na janela de configurações do aparelho, o próprio celular identifica a qualidade das duas tecnologias e escolhe se vai usar o sinal da operadora ou o hotspot wireless.
A funcionalidade só tem três limitações. Primeiramente, é necessário usar sempre o DDD ao discar o número para o qual você deseja ligar. Em segundo, não é possível chamar contatos de apenas três dígitos pela internet (com exceção do 190, plantão de emergência da Polícia Militar). Por último, o WiFi Calling também não possui suporte para ligações a cobrar. De resto, porém, tudo funciona exatamente da mesma forma que nós estamos acostumados.
A grande diferença do WiFi Calling é que ele não precisa de aplicativos especiais para funcionar
O lado das fabricantes
Como dissemos anteriormente, o WiFi Calling depende de três elementos básicos para funcionar: um aparelho habilitado para tal tecnologia, um chip SIM compatível e uma operadora que ofereça tal serviço. Para resolver o primeiro relacionado ao primeiro elemento, a Porto Seguro Conecta está trabalhando ao lado das principais fabricantes de smartphones para que seus dispositivos estejam aptos a realizar chamadas via internet nativamente.
Embora Motorola, LG, Apple, Alcatel e Nokia/Microsoft estejam negociando com a marca, a única manufatura que já oferece produtos nas conformidades para a tecnologia é a Samsung. Quase todo o portfólio de celulares da sul-coreana para 2016 (J2, J5, A7, S6, S7 e S7 edge) serão compatíveis com o WiFi Calling, de forma que a funcionalidade estará presente em dispositivos móveis de todas as faixas de preço.
Samsung é uma das parceiras da Conecta para o estabelecimento do Conecta
Como eu faço para usar?
O WiFi Calling da Porto Seguro Conecta será ativado no dia 18 de abril. Um dia antes, a Samsung vai entregar uma atualização de software para os smartphones da lista supracitada vendidos no varejo ou através da loja da operadora, para que eles já possam trabalhar com a nova tecnologia. Aparelhos vendidos através de outras operadoras não poderão usufruir do recurso. Um novo cartão SIM também será fornecido de graça para clientes antigos.
Vale observar que, inicialmente, a funcionalidade só estará disponível para clientes que assinem os planos Conecta +1, Conecta +2, Conecta +3 e Conecta +10 da operadora – os quatro pacotes ofereciam ligações ilimitadas (para outro Conecta e fixo e celular local), vantagem que será estendida para o WiFi Calling. O TecMundo está testando a novidade em primeira mão e em breve publicaremos um artigo mais detalhado contando como foi a nossa experiência.
Serviço estará disponível a partir do dia 18 de abril
Líder de satisfação
Lançada em agosto de 2013, a Porto Seguro Conecta foi uma das primeiras empresas a utilizar o formato de operadora virtual no Brasil – a companhia não tem uma infraestrutura própria, usando as antenas da TIM para ofertar sua rede móvel. O TecMundo experimentou o serviço em setembro de 2014, e, na época, aprovamos a qualidade absurda do atendimento ao cliente e os serviços de conveniência inclusos nos pacotes disponíveis.
Se na época nós já afirmávamos que esse era o grande diferencial da operadora, agora, esse fato pode ser comprovado estatisticamente. Na última terça-feira (29), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou sua tradicional Pesquisa de Satisfação e Qualidade, na qual a Conecta figura em primeiro lugar com 7,92 pontos. No total, foram avaliados seis quesitos: oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, atendimento telefônico e capacidade de resolução.
Você está ansioso para usar o WiFi Calling no Brasil? Comente no Fórum do TecMundo
Categorias