Entre as tendências tecnológicas do futuro em que a Microsoft aposta está o uso de displays touchscreen gigantescos dentro de ambientes empresariais. Para tornar o uso desses aparelhos mais prático e intuitivo, a empresa está estudando a implementação de vários métodos complementares de controle — entre eles estão smartphones e o sensor de movimentos Kinect.
Durante a edição 2013 do evento TechFest, a companhia mostrou como menus contextuais podem ser usados para evitar que uma pessoa tenha que deslocar a mão até o canto de uma tela para acionar as funções que deseja. Embora a melhoria não seja exatamente radical, a solução deve facilitar a vida de quem precisa lidar com vários elementos espalhados por uma superfície ampla.
De olho no futuro
Entre os exemplos mostrados pela companhia está o uso de smartphones como uma forma de controlar apresentações, seja agindo como uma maneira de alterar slides ou como uma plataforma capaz de gerar conteúdos extras. Além disso, o Kinect pode ser utilizado para calcular a distância de uma pessoa em relação a um display, fazendo com que ele se adapte automaticamente a diferentes tipos de interação.
Ainda não há uma expectativa de uma data para que essas tecnologias passem a ser comuns em escritórios. Porém, as novidades demonstradas pela Microsoft mostram que ela está dedicando vários esforços na criação de ambientes em que a experiência baseada em toques seja simples o bastante para que todos possam aproveitá-la corretamente.
Fontes
Categorias