(Fonte da imagem: Reprodução/Instituto Fraunhofer)
Bizarro? Um pouco, mas esse projeto desenvolvido por pesquisadores do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, pode dar aos diretores de cinema a possibilidade de trabalhar com 16 câmeras ao mesmo tempo, permitindo mais liberdade de criação na pós-produção.
Disposto em quatro fileiras e com quatro câmeras cada (resultando em um aparelho de 30 cm X 30 cm), o projeto traz como diferencial a possibilidade de ajustar a profundidade de campo, a abertura e o ângulo da filmagem.
Com várias possibilidades de visão de uma mesma cena, é possível recorrer a um software para calcular as informações de cada pixel gravado pelas câmeras, incluindo capturas em espaços tridimensionais – e, neste caso, o programa pode produzir frames intermediários artificiais e até mesmo ângulos diferentes para a filmagem.
Ainda não há informações sobre quando, ou mesmo se, esse equipamento estará disponível ao público. No momento, os pesquisadores estão trabalhando no processo para aperfeiçoar a interface do aparelho, de forma a ser usado efetivamente como uma ferramenta de pós-produção.
Fontes
Categorias