Nesta semana, os pesquisadores da Universidade de Cambridge anunciaram a sua mais nova invenção, apelidada de Zoe. A ferramenta, na verdade, é um avatar que é considerado o mais avançado e humano do mundo — ou seja, isso quer dizer que ele representa uma pessoa de maneira extremamente realista.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O objetivo dos cientistas é o de que a Zoe se torne o seu ajudante pessoal em diversos tipos de serviços, como conversas a distância, mensagens e em “diálogos” com o computador. Isso seria feito de forma que a ferramenta usaria o seu rosto, tendo até mesmo a capacidade de passar as suas emoções para outras pessoas.
Para que isso fosse possível, os responsáveis pelo projeto contrataram uma atriz e fizeram com que ela falasse mais de 7 mil frases, representando emoções e reações diferentes. Dessa maneira, Zoe consegue reproduzir variados tipos de ações com uma naturalidade praticamente humana.
Ainda há trabalho pela frente
Como você pode conferir no vídeo acima, a Zoe ainda precisa se aperfeiçoar mais para conseguir se expressar de maneira mais humana. Por enquanto, ela ainda fala de maneia maquinal — mesmo assim, 77% dos voluntários do projeto conseguiram reconhecer a entonação com que a ferramenta se expressou.
Contudo, os cientistas da Universidade de Cambridge estão trabalhando para que essa questão seja resolvida em breve. Com isso, a Zoe vai poder estar no seu celular, em video games e até mesmo em propagandas. O que você acharia disso?
Fontes
Categorias