(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Durante evento ontem (27), em São Paulo, a HP Brasil discutiu um tema que vem mexendo muito com o mercado tecnológico: a pirataria. Ao longo do dia, ela mostrou as formas com as quais é possível saber se um produto é realmente original e também discutiu sobre os prejuízos causados pelas falsificações no Brasil.
Não seja mais enganado
Para ter a certeza de que um cliente saia da loja com um produto original, a HP está utilizando uma nova tecnologia de etiquetas de segurança. Ao pegar a caixa, analise o rótulo da seguinte forma: incline-o para frente e para trás e veja se os símbolos de “OK” e “✓” se movimentam em direções contrárias. Depois, faça inclinações da direita para a esquerda e veja se os símbolos se movem na mesma direção. Isso indica um cartucho genuíno.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Além disso, a empresa também está inserindo QR Codes nas embalagens de seus produtos. Após analisar a validade do selo de segurança, utilize qualquer leitor de QR Code com seu smartphone ou tablet e envie a foto para uma análise online. Assim que os dados forem analisados, uma mensagem é recebida, indicando a autenticidade ou falsidade do produto.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Caso não seja possível verificar o QR Code, também é possível utilizar o site da empresa para verificar a originalidade do cartucho adquirido. Para reforçar ainda mais a segurança, as novas impressoras HP também alertam o consumidor caso ele tenha adquirido um produto alterado ou falsificado.
Os números da pirataria
Para ter uma dimensão dos prejuízos causados pela pirataria, a HP também apresentou os seguintes dados:
- A falsificação tem impacto global anual de R$ 3 bilhões em insumos de impressões;
- Cerca de 10% do comércio mundial é formado por produtos falsificados;
- A cada ano, cerca de 2,5 milhões de empregos são perdidos devido à pirataria.
Com isso, os esforços da HP Brasil para que esses números sejam cada vez menores continuam em ritmo acelerado, tendo sempre em mente a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus consumidores.
Categorias