Por mais cuidadoso que o usuário de um HD externo seja, sempre há riscos de falhas: seja por defeito do fabricante, algum vírus ou diversas outras situações. Muitas vezes, o problema só pode ser resolvido com a ajuda de uma manutenção profissional, mas existe um truque para tentar solucionar em casa: abra o dispositivo você mesmo.
Falhas na ponte
Se o seu HD externo está praticamente "morto", pode ser uma falha na placa de ponte responsável pela comunicação entre o USB, FireWire, Thunderbolt e o SATA nativo.
Quando essa falha acontece, o problema está somente na placa; o drive interno continua intacto. Para tentar resolver e verificar se foi isso mesmo o que aconteceu, é necessário remover a unidade e anexar a um controlador SATA de um desktop ou a um notebook. Caso deseje manter o teste de maneira externa e não envolver os seus computadores, você pode comprar um novo gabinete apenas para isso.
Abrindo e explorando o seu drive
Para remover uma unidade, é preciso retirar diversos parafusos, entre outras peças de plástico, até chegar ao disco rígido. Antes de fazer isso, certifique-se de ler as instruções fornecidas pelo fabricante e não se esqueça que esse processo pode acabar com a garantia do produto.
Procure usar ferramentas que não destruam o seu dispositivo, como facas de cozinha e pequenas chaves da sua caixa de ferramentas. Lembre-se que muitas vezes não é a força que vai fazer você abrir o seu HD, mas sim jeito e cuidado.
Depois de removido, você precisa anexar a unidade a um PC. Arranje um cabo SATA e anexe à porta SATA. Em seguida, ligue o seu PC para descobrir se a unidade está funcionando. Se sim, ela vai girar e aparecer no Windows Explorer.
Caso isso não aconteça, infelizmente o problema é maior, e você vai precisar recorrer a um especialista para descobrir o que ocorreu e ainda recuperar HD e os seus arquivos.
Categorias