Se você é fã de ficção científica, não precisa se afundar em livros para encontrar uma história que envolve dominação global das máquinas. Filmes bem populares, como “Matrix” e “Exterminador do Futuro”, já brincam com a ideia há muito tempo. Agora, a Rússia criou o seu próprio robô humanoide armado até os dentes.
Porém, pode ficar tranquilo: ainda não é a dominação global da Skynet. Apesar de o projeto ser o começo de algo que pode se transformar em uma tecnologia bélica de ponta no futuro, no momento atual ele é apenas sem graça (mas um sem graça equipado com duas Glocks e que tem bastante precisão).
Robot FEDOR showed the ability to shoot from both hands. Fine motor skills and decision-making algorithms are still being improved pic.twitter.com/Y7IsciocPW
— Dmitry Rogozin (@DRogozin) 14 de abril de 2017
Shooting exercises is a method of teaching the robot to set priorities and make instant decisions. We are creating AI, not Terminator
— Dmitry Rogozin (@DRogozin) 14 de abril de 2017
O robô, chamado de FEDOR (sem trocadilhos), ganhou bastante atenção no país e o primeiro-ministro até postou no Twitter o orgulho de ver o avanço da tecnologia. Atualmente, o projeto consegue segurar até duas pistolas, lembrando bastante a postura de RoboCop (tudo bem, sabemos que ele é um ciborgue, mas é só por comparação) e outros androides.
O primeiro-ministro, Dmitry Rogozin, ressaltou que o exército está melhorando a “inteligência artificial” – que, por ora, não é uma IA de verdade, mas um algoritmo de tomada de decisões – e que o país não quer criar o próximo Exterminador, mas sim uma IA. No vídeo acima (no final) você pode conferir o FEDOR em ação.
Fontes
Categorias