As vendas de tablets caíram na comparação com o mesmo período do ano passado pela primeira vez desde que a medição foi iniciada. De acordo com informações do IDC, foram vendidos no último trimestre de 2014 um total de 76,1 milhões de tablets no mundo todo, um valor 3,2% menor comparado com o mesmo período de 2013.
A Apple continua na liderança com 28,1% do mercado e vendas de 21,4 milhões no quarto trimestre. Em seguida está a Samsung, com 14,5% do mercado e 11 milhões de tablets vendidos. Ambas as empresas perderam espaço: enquanto a Apple caiu 17,8%, a Samsung despencou 18,4%.
Dentre as empresas posicionadas no topo do gráfico, a única que cresceu foi a Lenovo, com vendas de 3,7 milhões de unidades, o que representa 4,8% do mercado – um aumento de 9,1% comparado ao mesmo período de 2013.
A Asus também caiu consideravelmente. A empresa vendeu 3 milhões de tablets, o que representa uma fatia de 4%, além de uma queda de 24,9% comparado com 2013. Mas o tombo maior mesmo foi o da Amazon, que vendeu 69,9% menos que ano passado.
Vendas no ano
Entretanto, as vendas de tablets alcançaram em 2014 229,6 milhões de unidades, um valor 4,4% maior que em 2013. A Apple manteve a liderença, com 27,6% das vendas, seguida pela Samsung, com 17,5% e pela ASUS com 5%.
Na comparação anual, a Apple perdeu 14,6% de mercado, enquanto a Samsung ganhou 1,1%. A Asus também perdeu, com uma redução de 5,5%. Já a Lenovo é a única que pode comemorar de fato: seu crescimento foi de 43,5%.
Quem tem motivos para chorar de verdade é a Amazon, que também fez feio na comparação anual: as vendas despencaram 66,4% com relação a 2013. O crescimento das demais fabricantes também foi expressivo, subindo para 31,4%.
Fontes