Apple perdeu espaço no mercado de tablets nos últimos meses. (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
Nos últimos meses, diferentes modelos de tablets foram lançados por grandes empresas do ramo de tecnologia, sendo que praticamente todas essas novidades chegaram às lojas do Brasil. Dessa maneira, os brasileiros aproveitaram essa forte concorrência e começaram a comprar mais destes aparelhos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com números do Ibope e informações divulgadas pela internet, por conta disso tudo o preço médio cobrado pelos tablets em solo verde e amarelo caiu 49,8% — o que é uma queda bastante considerável. Com isso, este segmento do mercado tem crescido cada vez mais e atraído muitos consumidores.
Ainda segundo os dados passados, nos últimos dois trimestres deste ano as vendas chegaram a crescer 115% e 168%, respectivamente — a classe C está mais atuante dentro desses números, chegando a alcançar 34% do volume total de compras. Além disso, para comprar um tablet, a média de dinheiro desembolsado pelos brasileiros era de R$ 1,5 mil, sendo que isso caiu para apenas R$ 758.
Ruim para a Apple...
Para você ter uma ideia melhor de como essa situação se refletiu no mercado, no primeiro trimestre de 2012 57 mil aparelhos foram vendidos no Brasil, rendendo R$ 67 milhões. No mesmo período de tempo deste ano, a marca passou das 67 mil unidades e gerou R$ 98 milhões — ou seja, a queda do preço não prejudica a companhia e as lojas vendedoras.
O único pessoal que pode não estar contente com tudo isso é a Apple. Isso acontece pelo simples fato de que a maior oferta de tablets fez com que o domínio da empresa da Maçã caísse. No ano passado, o setor contava com 39% dos aparelhos vendidos rodando o iOS, sendo que agora esse número caiu para 15% e abriu espaço para o crescimento do Android.
Fontes