(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)
O bom desempenho do mercado de tablets garantiu ao Brasil a 10ª posição no ranking mundial de vendas de novos aparelhos. Segundo a IDC Brasil, somente no terceiro trimestre de 2012 foram comercializadas 769 mil unidades do dispositivo no país. A previsão é de que até o fim do ano o número chegue à marca de 2,9 milhões de aparelhos e de que até 2013 sejam vendidos 5,4 milhões deles.
Quando comparado com o segundo trimestre de 2012, o número é 2% maior e, quando comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento chega a 127%. “No decorrer do ano, os tablets se consolidaram no topo da lista de desejos dos consumidores brasileiros e seguem com um crescimento sustentável e contínuo, apesar de um cenário econômico atual menos propício do que em períodos anteriores”, diz Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil.
Android domina o mercado
Do total de tablets comercializados durante o terceiro trimestre, 46% possuem um preço inferior a R$ 500 e 80% deles contam com o sistema operacional Android. “A maioria dos consumidores brasileiros ainda está estudando quais tipos de tablets atendem às suas necessidades, oferecem uma boa experiência de uso e, principalmente, que se encaixam no seu poder aquisitivo", explica Belavary.
“Poucas pessoas estão dispostas a gastar muito na hora da compra. Há muitos fabricantes investindo na venda de tablets com funcionalidades inferiores, focando nesse novo consumidor que geralmente é pouco exigente em relação à especificação técnica do produto”, destaca o analista da IDC.
No ranking mundial do mercado de tablets, o Brasil saltou da 12ª posição, que ocupava no terceiro trimestre de 2011, para a 10ª posição no terceiro trimestre deste ano. No mundo, os Estados Unidos possuem um mercado de tablets 12 vezes maior do que o mercado brasileiro.
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