A E.life acaba de divulgar um estudo sobre a repercussão do mercado de tablets no Twitter. No período de 16 a 27 de abril, foi computado um volume total de 133.006 tweets. O resultado aponta que o iPad, da Apple, é o tablet mais lembrado e desejado pelos usuários do microblog, seguido pelo Xoom, da Motorola, e pelo Galaxy Tab, da Samsung.
O levantamento foi realizado por meio do E.life TweetMeter – software que acompanha 24 horas o buzz no Twitter – e isolou depoimentos que citavam o termo “tablet” ou as marcas e produtos Acer (Iconia), Apple (iPad), Asus (Elepad), Dell (Inspiron Duo e Latitude), HP (Tablet PC e TouchPad), iTablet, LG (Optimus), Motorola (Xoom) e Samsung (Galaxy Pad).
Dos 133.006 tweets monitorados, 124.046 citavam o iPad, da Apple (o que representa 93,3% da amostra), enquanto o Xoom, da Motorola, foi mencionado em 5.235 mensagens (3,9% da amostra) e o Galaxy Tab, da Samsung, em 3.850 tweets (2,9% da amostra).
Entre os principais termos associados ao iPad, a maioria estava relacionada a sorteios realizados no microblog. Grande parte das mensagens sobre o Xoom comparava o produto ao tablet da Apple e da Samsung. Os tweets com referência ao Galaxy Tab, por sua vez, estavam associados, sobretudo, a promoções no Twitter, com destaque para o perfil @notaderodape, que realizou uma ação em parceria com a empresa Telemadrid.
Além das marcas monitoradas, também ganharam destaque no período analisado os tablets Win Tab Moove, da empresa Moove, e o V9, da ZTE, em decorrência ao anúncio feito nos dias 26 e 27 de abril sobre a previsão de lançamento desses produtos no mercado brasileiro para o mês de maio.
A E.life analisou ainda 10.049 mensagens postadas no microblog com o termo “tablet” e identificou que grande parte dos internautas que falam sobre o assunto não possui o produto, mas têm o desejo de consumo.
O buzz sobre o tema no Twitter é fortemente relacionado a sorteios e promoções realizados por alguns perfis. A alta adesão apresentada por essas ações indica a expectativa dos usuários por adquirir tablets. Outros pontos que influenciaram no volume de mensagens foram a divulgação de notícias sobre novos produtos no mercado e novas funcionalidades. Os picos de menções sobre tablets no Twitter variaram no período, mas ocorreram principalmente entre 15 e 18 horas.
Foram monitorados apenas tweets publicados em português - sobretudo Brasil - e, entre os internautas que forneceram localização em seus perfis, a maioria vinha de São Paulo. Para postar as mensagens com o termo “tablets”, 42% dos acessos vinham da web, 15% do Twitterfeed e 13% do TweetDeck, aplicativos utilizados para login no microblog.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Categorias