Disposta a se tornar a rede de supermercados mais poderosa da Coreia do Sul, a Tesco desenvolveu um método capaz de transformar paredes comuns e metrôs em verdadeiras lojas virtuais. Com o uso de códigos QR especiais, qualquer pessoa do país pode usar seu smartphone para comprar itens mostrados em pôsteres que, em seguida, são enviados diretamente para suas casas.
O processo funciona da seguinte forma: após fazer um cadastro na Tesco, basta que o usuário tire uma fotografia de um item qualquer para comprá-lo. O produto é enviado de forma automática para um endereço cadastrado com grande velocidade. Dessa forma, é possível comprar o jantar enquanto se espera pelo metrô e ter a refeição disponível assim que se chega em casa.
Aumento na participação de mercado
Conhecida como Home Plus na Coreia, a Tesco teve um aumento de 76% após o início das vendas nesse modelo. A novidade garantiu um aumento de 130% nas vendas virtuais da Tesco no país, tornando-a líder do segmento online de forma praticamente instantânea. Além disso, houve um grande aumento nas vendas das lojas físicas da empresa, que diminui sua distância do grupo Shinsegae, que controla a rede E-Mart, apesar de ter uma quantidade muito menor de pontos de venda.
(Fonte da imagem: Humans Invent)
O sistema se prova uma forma inteligente de usar códigos QR, que até o momento não conseguiram despertar muito a atenção do público em geral. Além disso, ao apostar em serviços online de entrega, a Tesco ajuda a diminuir a quantidade de lixo gerado pelas sacolas acumuladas após uma visita comum a um supermercado.
Categorias