Um estudo acaba de mostrar que os usuários de internet dos Estados Unidos estão cada vez mais propensos a consumir conteúdos por streaming. De acordo com a companhia Sandvine, já é possível afirmar que 70% do tráfego de dados em horários de pico são referentes aos serviços de "entretenimento em tempo real" — como Spotify, Netflix ou YouTube.
Em um gráfico (que você pode mais abaixo), foi descrito o consumo de uma maneira mais detalhada. Quando avaliados os fluxos de download, 70,4% dos dados são relacionados ao streaming. Na segunda colocação deste ranking, a navegação na internet ocupa apenas 7,01%, enquanto os downloads em lojas digitais chegam aos 6,79%.
Depois disso, navegação em redes sociais ocupa um total de 5,15% e games online levam apenas 4,01% dos dados. Quando avaliamos as aplicações específicas, o Netflix aparece na liderança com 37,05%, enquanto o YouTube domina somente 17,85% das redes. Vale lembrar que todos esses números são relacionados apenas ao mercado dos Estados Unidos e em relação aos "acessos fixos" (em computadores).
E no Mobile?
Também é preciso mencionar que a pesquisa traz alguns dados relacionados aos aparelhos e às redes móveis. Nesse caso, o streaming também é líder, mas com números um pouco mais baixos. Em horários de pico, o download de dados de entretenimento representa apenas 40,89% do fluxo e a vice-liderança é dominada pelas redes sociais, que têm 22,06% do volume total.
Já o Netflix nem aperece no top 3 do Mobile. Nesse caso, os grandes líderes de consumo de dados são YouTube (20,78%), Facebook (15,96%) e navegação (10,48%). Será que esse cenário vai ser modificado em breve ou o streaming só vai crescer daqui para frente?
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