Enquanto em 2014 a Sony apostou em uma grande leva de anúncios e lançamentos para chamar a atenção do público, este ano a empresa parece dedicada a investir mais na qualidade do que na quantidade de novos produtos. Prova disso é que, durante o MWC 2015, a companhia decidiu exibir somente um aparelho top de linha — o Xperia Tablet Z4, que luta pelo título de tablet mais fino e potente do mundo.
Embora superficialmente o substituto do Xperia Z2 Tablet pareça semelhante a seu antecessor, uma série de mudanças foi feita pela fabricante. Entre as novidades está um design renovado e a presença de um hardware impressionante, que inclui o processador Snapdragon 810 de 64 bits e um display de 10,1 polegadas com resolução 2K.
Especificações técnicas
- Sistema operacional: Android Lollipop 5.0
- Tela: 10,1 polegadas resistente a riscos e com proteção contra impressões digitais
- Resolução da tela: 2560x1600 pixels
- Densidade de pixels: 300 ppi
- Processador: Qualcomm Snapdragon 810 octa-core 64 bits de 2 GHz
- GPU: Adreno 430
- Memória RAM: 3 GB
- Armazenamento interno: Até 32 GB (expansível em até 128 GB)
- Câmera traseira: 8,1 megapixels com sensor Exmor RS, zoom digital de 8x, HDR, geomarcação, gravação de vídeos em 1080p
- Câmera frontal: 5,1 megapixels com lente de 25 mm
- Bateria: 6.000 mAh (até 17 horas de uso contínuo)
- Conectividade: aGPS, Bluetooth 4.1, WiFi, GSM GPRS/EDGE, UMTS HSPA, LTE
- Extras: certificação IP68, tecnologia de tela Sony Triluminos, engine X-Reality Mobile
- Dimensões: 167 x 254 x 6,1 mm
- Peso: 389 gramas/393 gramas (WiFi/LTE)
Design e tela
Adotando um visual semelhante ao visto na linha Xperia Z3, o novo tablet da Sony se destaca pela espessura de somente 6,1 milímetros — o que o torna o produto mais fino de sua categoria disponível no mercado. Com isso, o produto se torna um competidor de peso para o iPad Air 2 da Apple, que usa essa como uma de suas principais características.
Galeria 1
O Xperia Z4 Tablet apresenta uma tela com resolução 2K (2560x1600 pixels) que, embora não possua a maior densidade do mercado, se mostra mais do que suficiente para chamar a atenção. Apresentando a última iteração da tecnologia Triluminous, o display é 40% mais claro do que o Xperia Z2 Tablet e promete oferecer uma paleta de cores com vermelhos vivos e verdes e azuis naturais.
Outra novidade do dispositivo é o fato de ele expandir à resistividade à exposição direta à água e à poeira. Contando com a certificação IP68, o aparelho dispensa o uso de tampas de proteção para suas conexão USB, que podem entrar em contato com líquido sem que isso prejudique seu funcionamento.
Acessórios
Em seu lançamento, o novo tablet vai ser acompanhado por diversos acessórios especializados. Entre eles, o destaque é o teclado Bluetooth BKB50, que também serve como uma capa de proteção e apresenta um touchpad dedicado — o que efetivamente transforma o produto em um notebook ultracompacto.
Junto à suíte de aplicativos Microsoft Office (que já vem pré-instalada), a Sony espera que o teclado atraia o público empresarial que foi “deixado de lado” com o fim da linha de laptops VAIO. Outro indício de que a fabricante pretende emular a experiência de um PC é a presença de um launcher no canto esquerdo da interface do Android que promete uma experiência mais familiar a quem está acostumado com o Windows.
A Sony também anunciou o lançamento da capa SRC32, que cobre a tela do tablet quando ele está desligado ou em modo de espera, também servindo como um apoio com duas posições fixas. Para completar, a empresa oferece a caixa de som Bluetooth BSP60, que pode se conectar ao aparelho através da tecnologia One-Touch.
Preço e data de lançamento
A Sony ainda não divulgou a data de lançamento do Xperia Z4 Tablet, tampouco confirmou o preço do novo produto — que deve ficar em torno de US$ 500. No entanto, a companhia deixou claro que o dispositivo deve chegar ao mercado em ao menos duas variações: uma exclusivamente WiFi e outra com conectividade 4G LTE.
Tanto o tablet quanto seus acessórios devem chegar ao mercado em algum momento de junho deste ano. A expectativa é a de que o lançamento do novo dispositivo deve ocorrer de forma simultânea nos principais mercados ocidentais.