Que a Sony passa por "águas turbulentas" não é novidade para ninguém. As suas divisões de TV e PC já foram desmanteladas, e o seu quadro de funcionários já foi reestruturado várias vezes — com alguns milhares de profissionais demitidos. Contudo, uma divisão é motivo de orgulho: a PlayStation.
O PS4 teve o melhor início de um console da Sony e está até ajudando a companhia a alcançar lucros cada vez mais altos. Neste ano, deve ultrapassar a marca mais alta de 1998 — na época, a empresa japonesa ganhou muito dinheiro com a venda de MiniDiscs e o filme "Homens de Preto".
Estas informações foram entregues por Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, em entrevista ao BloombergBusiness.
Um dos pontos principais da entrevista é como o sucesso do PS4 está atrelado a Yoshida. De acordo com o executivo, isso é ocasionado pela vasta diversidade de ofertas no sistema. "O foco da indústria se estreitou muito. Nós podemos continuar produzindo novos e interessantes produtos? Isso se tornou uma preocupação real", disse Yoshida.
Jogos indie e o trabalho de Yoshida
É inegável a atenção que a Sony dá aos games indie. Tomorrow Children e Tokyo Jungle foram jogos que venderam mais de 231 mil cópias graças ao PlayStation. "Se não fosse pela Sony, não haveria como eu fazer isso hoje", comentou Yohei Kataoka, líder da produtora de TJ. "Foi como um investimento anjo, algo que você não vê na indústria dos games".
Atualmente, o PS4 tem 19 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento. Enquanto isso, o Microsoft Xbox One está com 11 milhões. Esta diferença, de acordo com a Bloomberg, também está linkada com o trabalho de Yoshida.
"Tudo tem a ver com ecossistemas competindo", disse o executivo. "Isso serve para Apple, Google, Amazon e Microsoft. A plataforma engloba o conteúdo e os serviços que rodam em seu hardware, mas também de vários parceiros. E é uma época interessante, já que os seus rivais também podem ser os seus parceiros", finalizou Yoshida.
O presidente da Sony Worlwide Studios também faz muito sucesso em seu Twitter, com posts engraçados e polêmicos — credita-se a grande venda nos primeiros meses do PS4 à estratégia agressiva montada por Yoshida.
Em uma tweettada, o executivo defendeu o PSP contra o celular da Apple: "O seu iPhone tem Uncharted?". Depois disso, um gamer perguntou a sua opinião sobre o Xbox One, e a resposta foi esta: "Desculpe, eu dormi. Você perguntou sobre o HTC One?".
Contudo, a resposta mais interessante foi quando um fã perguntou: "Por que nenhum executivo é como você?". A resposta de Shuhei Yoshida explica como deve ser a cabeça de uma empresa ou profissional que pensa e trabalha com games: "Eles são adultos".
Via BJ
Fontes
Categorias