(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
No último final de semana, fomos até Brasília acompanhar o jogo de abertura da Copa das Confederações a convite da Sony Mobile, divisão da companhia japonesa responsável pelos gadgets portáteis da marca.
Aproveitando a oportunidade, tivemos um encontro com dois executivos da empresa: Joe Takata e Ana Peretti, Gerente de Produto e Diretora de Marketing da Sony Mobile no Brasil, respectivamente.
Confira agora um pouco do que descobrimos sobre as novidades preparadas pela companhia para o público brasileiro e o novo smartphone da marca que deve chegar em breve às lojas para acirrar ainda mais a briga por esse mercado.
Quase nas prateleiras
No final de maio, a Sony realizou uma coletiva em São Paulo para revelar aos brasileiros alguns novos produtos do seu portfólio. Entre eles estava o smartphone Xperia SP, o qual pudemos experimentar rapidamente e tirar nossas primeiras impressões.
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
Desta vez, na capital nacional, recebemos uma unidade do modelo para testar por um período mais longo, conhecer o dispositivo mais de “perto“ e tirar possíveis dúvidas com os executivos da empresa.
Em breve, postaremos nossa análise completa do SP, mas de antemão podemos dizer que ele apresentou um bom desempenho e seu preço é relativamente bem atrativo – fique ligado no Tecmundo para conferir os resultados dos nossos testes. O novo modelo da linha Xperia deve chegar às prateleiras nas próximas semanas.
O que há de melhor para todos
Segundo os representantes da Sony, a companhia está tentando oferecer tecnologias normalmente presentes em smartphones da chamada linha “premium“, que geralmente custam mais de R$ 2 mil, em equipamentos com preços mais acessíveis.
O Xperia SP é um dos resultados desse esforço, trazendo o suporte para conexão com redes 4G aos aparelhos na faixa de preço de R$ 1.299. Outro exemplo disso é o Xperia L (preço sugerido de R$ 899), que pode se comunicar e se integrar com outros equipamentos via NFC – tecnologia também presente no SP.
Durante nosso bate-papo, Joe Takata demonstrou o potencial desse mecanismo ao fazer com que a música que estava sendo reproduzida no player do smartphone fosse transmitida para uma pequena, mas potente, caixa de som portátil apenas encostando os dispositivos.
(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)
De acordo com o Gerente de Produto da Sony Mobile, essa mesma função (batizada de One-Touch) pode ser aplicada em outros aparelhos, como home theaters e até fones de ouvido que possuam suporte ao NFC.
Futuramente, a empresa pretende oferecer mais equipamentos com essa característica e ajudar na popularização de algumas das mais recentes tecnologias de comunicação de dados, permitindo, por exemplo, que um número maior de pessoas usufrua de maior velocidade de conexão com a internet.
Além disso, os executivos da Sony comentaram sobre a adoção de designs diferenciados para modelos de categorias distintas. Smartphones mais “modestos“ manterão o visual mais curvado presente atualmente nos Xperia L e E Dual. Por sua vez, gadgets mais potentes, como o Xperia SP e o ZQ, devem seguir uma aparência com traços mais retos e utilizar materiais mais sofisticados para a sua confecção.
Fontes