Com empresas oferecendo produtos e serviços cada vez mais personalizados, não era de se estranhar que a Sony decidisse pegar uma carona nessa onda. Entretanto, a empresa surpreendeu ao apresentar um novo conceito de tomadas personalizadas, que identificam os padrões de consumo de energia das pessoas permitindo o total controle sobre seu uso.
Através da tecnologia FeliCa IC, um cartão contendo um chip permitirá que os dispositivos eletrônicos e as fontes de energia “conversem” via Wi-Fi, e somente as pessoas autorizadas poderão utilizá-lo.
(Fonte da imagem: Reprodução/Japan Trends)
Entenda a tomada do futuro
As tomadas do futuro contarão com leitores de microchips, que se comunicarão com os aparelhos utilizando uma frequência de rádio quando dispositivos forem conectados à fonte de energia. Depois de o leitor realizar a autenticação do usuário e do aparelho, a energia será liberada, com informações exatas sobre a quantidade necessária para o funcionamento e por quanto tempo ele é utilizado normalmente.
As possibilidades são muitas, e a Sony também aposta na segurança antirroubo. Os aparelhos roubados simplesmente não funcionarão em outras tomadas além das que foram determinadas pelo proprietário, nem sem o cartão de autenticação.
Consumo consciente
Além disso, de acordo com o vídeo de apresentação do conceito, no futuro as pessoas inclusive poderão escolher entre as diferentes fontes de energia para carregar ou utilizar seus aparelhos.
Outra possibilidade é a de que existam planos de consumo de energia diferenciados, como os de telefonia celular disponíveis atualmente, e inclusive de que as tomadas sejam instaladas em locais públicos, onde os consumidores poderão utilizá-las através de planos pré-pagos.
Categorias