Após uma década de parceria, a Sony está tomando controle total da sua joint venture da linha de aparelhos móveis Sony Ericsson, comprando a parceira sueca por 1,5 bilhões de dólares (2,6 bilhões de reais). Essa transação oferece a oportunidade para a Sony integrar sua linha de celulares ao restante dos seus produtos eletrônicos, como tablets, televisores e notebooks.
Esse movimento já havia sido antecipado pelos analistas, que afirmavam que a Sony poderia se tornar mais competitiva no mercado de smartphones se retirasse a Ericsson do nome. Segundo o último relatório da companhia, ela domina 11% do mercado de celulares Android.
Dessa forma, a Sony pretende executar uma estratégia de “quatro telas” e integrar televisores, laptops, tablets e celulares em um pacote usando a rede PlayStation Network, juntamente com a Sony Entertainment Network.
"A Sony quer fazer o mesmo que a Apple e atender a demanda dos usuários unindo vários aparelhos com interfaces e sistemas operacionais similares", disse o analista Nobuo Kurahashi, da Mizuho Investors Securities, em Tóquio.
O que isso significa para o consumidor?
Ao integrar por completo os aparelhos celulares ao seu portfólio de eletrônicos, a Sony irá possibilitar ao usuário um maior suporte aos produtos, bem como agilizar processos de atualização.
Durante a coletiva dada para anunciar a compra, Sir Howard, CEO da Sony, ainda citou outros detalhes que podem ser incorporados aos celulares e que antes era inviável. Segundo ele, agora será possível inclusive a criação de programas de televisão e filmes feitos especialmente para a PlayStation Network.
Sendo assim, além de tentar aumentar a popularidade dos seus aparelhos no mercado Android, a Sony ainda poderá oferecer conteúdos de entretenimento exclusivos no celular, competindo com a Apple e a Amazon.
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