Sabe aquelas animações bacanas da Disney e Pixar que você adora ver nos cinemas? Então, elas são desenhadas com a ajuda de um programa chamado RenderMan.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A boa notícia sobre este software é que ele foi liberado para uso não comercial de forma gratuita! Isso mesmo, você pode baixar o aplicativo sem pagar nada e usá-lo para criar suas primeiras animações.
O software desenvolvido pela própria Pixar já tem mais de 25 anos de criações competentes (o catálogo do estúdio é a prova máxima) e conta com recursos avançados para quem gosta de trabalhar com animações ou mesmo filmes com efeitos especiais de alta qualidade.
Além de todo o portfolio da Pixar, o RenderMan é responsável por várias contribuições em filmes como Capitão América: O Soldado Invernal, Os Boxtrolls, Transformers: A Era da Extinção, Os Vingadores, As Aventuras de Pi e a trilogia O Hobbit (o site oficial conta com dezenas de outros exemplos).
É válido comentar ainda que o software já ganhou inúmeras premiações por conta de suas capacidades, então motivos para experimentá-lo é que não faltam!
De acordo com o site oficial, os requerimentos do RenderMan são os seguintes:
- Mac OS X® 10.7, 10.8 ou 10.9
- Linux® compatível com gcc 4.4.5 e glibc 2.12
- Windows® 7 ou 8
Informações sobre hardware não são mostradas no site, mas é de se presumir que PCs recentes com placa de vídeo dedicada de alto desemepenho (ex: GTX 980, Radeon R9 290X), processadores de vários núcleos (Intel Core i7-4790K, AMD FX-8350) e uma boa quantidade de memória RAM (16 GB) devem ser suficientes. Importante: o programa da Pixar só roda em sistemas operacionais com arquitetura 64-bit.
Detalhe básico: a exportação do conteúdo (com aplicação final de efeitos e renderização) pode ser um processo bem demorado, como foi o caso de Toy Story 3, que levou 177 dias para ser totalmente renderizado (a produção total do filme levou 1.084 dias).
Para realizar o download do RenderMan, basta clicar aqui e seguir os procedimentos no site oficial.
Fontes
Categorias