Google começa a testar conversas com voz usando a IA Gemini

1 min de leitura
Imagem de: Google começa a testar conversas com voz usando a IA Gemini

O Google iniciou nos últimos dias testes públicos com um novo recurso de inteligência artificial (IA). Usuários de dispositivos da linha Nest (que é uma marca da própria gigante) começaram a observar que, em alguns casos, a conversa usando comandos de voz com o dispositivo envolveu como resposta uma nova voz que pertence ao modelo de linguagem Gemini.

Relatos compartilhados no Reddit indicam que os experimentos do Google ainda envolvem um grupo limitado de usuários e com um funcionamento ainda instável. Dependendo do comando de voz, o speaker inteligente pode responder usando uma nova voz da IA, que torna as conversas bem mais naturais e dinâmicas do que nos pedidos tradicionais para o dispositivo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o site Android Headlines, até o momento a voz do Gemini é usada para interações mais complexas, como entregar conteúdos mais elaborados ou que envolvem pedidos difíceis de serem cumpridos — como usar a criatividade para criar uma poesia, por exemplo.

Further to my earlier post...it's switching between two voices now 
byu/inthepipe_fivebyfive ingooglehome

Nos demais casos, a voz antiga que pertence ao Google Assistente ainda é usada para as solicitações simples e objetivos.

Até o momento, o Google não se pronunciou oficialmente sobre os testes. Ainda assim, o processo de substituição gradual do Google Assistente pelo Gemini em produtos e serviços já é uma realidade, o que não torna uma surpresa a mudança nos aparelhos da Nest.

Gemini em evolução

Além de aos poucos se tornar o principal meio de interação com o usuário, o Gemini tem recebido novas funções nos últimos meses que o deixaram ainda mais poderoso. A plataforma também está cada vez mais incorporada nativamente a outros serviços do próprio Google.

O Gemini agora se lembra de detalhes sobre você nas respostas, acabando com a necessidade de contextualizá-lo a cada interação. Ele também passou a mostrar qual é a fonte de certas informações fornecidas, o que ajuda na confirmação de detalhes gerados pela IA.

O Gemini usado no celular. (Imagem: GettyImages)
O Gemini usado no celular. (Imagem: GettyImages)

O serviço está disponível até mesmo para o rival iOS a partir de um aplicativo separado, que vai rivalizar diretamente com a Siri. O Gemini Live, que é a IA de conversa por voz, até já fala português.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.