A Amazon lançou na quarta-feira (6) uma cartilha de conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que ocorre em 5,9% das crianças e jovens e 2,8% dos adultos, conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Ela é gratuita e está disponível online.
O documento, elaborado em parceria com a ABP, também funciona como um guia para que as pessoas diagnosticadas com a condição usem a Alexa no dia a dia. Segundo a big tech, a assistente de voz tem uma série de recursos para proporcionar uma vida mais tranquila e organizada aos pacientes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os lembretes criados pela Alexa podem ser úteis para quem sofre com TDAH. (Imagem: Amazon/Divulgação)Fonte: Amazon/Divulgação
Criação de listas, lembretes, timers, alarmes, calendário e as skills são algumas das ferramentas oferecidas pela tecnologia para lidar com as dificuldades relacionadas ao transtorno. A configuração de rotinas também pode ser útil para os portadores, pais e tutores.
“Estamos muito felizes em anunciar a cartilha de TDAH em colaboração com a Associação Brasileira de Psiquiatria. Em Alexa, estamos sempre comprometidos em oferecer experiências valiosas e significativas para os nossos clientes, e o lançamento deste guia representa um importante passo para a comunidade de pessoas diagnosticadas com TDAH”, afirmou a líder de conteúdo da Alexa no Brasil, Laura Ancona.
Onde encontrar a cartilha?
De acordo com a ABP, as pessoas com TDAH sofrem com sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Isso pode dificultar a manutenção da concentração durante longos períodos, a organizar tarefas e a gerenciar o tempo, além de causar o esquecimento de informações e eventos, perda de objetos e até afetar o sono.
Mas segundo o presidente da entidade, Antônio Geraldo da Silva, algumas ferramentas tecnológicas contribuem para uma melhora significativa deste quadro. “Os recursos de Alexa e o acompanhamento de profissionais médicos pode tornar o tratamento mais lúdico e interativo, motivando a busca pela implementação de técnicas e rotinas mais saudáveis”, explicou.
A cartilha TDAH - Tudo o que você precisa saber pode ser baixada no site da Amazon, onde também há mais dicas para usar a Alexa no tratamento do transtorno.
Teste Grátis o Amazon Prime
Com o Amazon Prime você pode aproveitar diversos descontos exclusivos, frete grátis para milhões de produtos, acesso ao Prime Video e muito mais vantagens. Clique e aproveite 30 dias de teste grátis para conhecer os serviços!
Fontes