O Gemini 2.0, próxima versão da inteligência artificial do Google, pode ser lançado em dezembro deste ano, apurou o repórter Alex Heath, do The Verge. Contudo, o modelo não estaria apresentando a melhoria de desempenho que a empresa esperava.
As funcionalidades adicionais que o modelo vai trazer ainda são um mistério. É muito provável que ele incremente os recursos atualmente presentes no Gemini, como as capacidades multimodais e consultas na internet.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Gemini 1.0, primeira versão final do modelo, foi lançado em dezembro de 2023 — na época, no chatbot então conhecido como Bard. O modelo recebeu uma versão reduzida, o Gemini Nano, feita para rodar nativamente no Pixel 8 Pro, e a versão 1.0 Ultra, essa exclusiva para assinantes do Gemini Advanced.
O Gemini 2.0 deve ser lançado em duas etapas: primeiro, para desenvolvedores e, logo depois, para o público geral.Fonte: GettyImages
Então, em fevereiro deste ano, o Google apresentou o Gemini 1.5 — atualmente, a versão mais poderosa da IA. Esse modelo apresenta janela contextual maior, assim capaz de interpretar conteúdo mais extenso. Ele também é exclusivo para assinantes.
Lançamento público em dezembro
De acordo com os informantes ouvidos pelo The Verge, o Gemini 2.0 será lançado para todos em dezembro deste ano. O modelo deve chegar primeiro para desenvolvedores e logo depois alcançar o público geral.
A escolha da data de lançamento não acontece por acaso: também há rumores de que a OpenAI vai lançar seu novo modelo generativo em dezembro. A IA conhecida como "Orion" deve ser inaugurada de forma limitada, com acesso restrito a empresas parceiras.
Fontes
Categorias