O aplicativo Encontre Meu Dispositivo (Find My Device, no original em inglês) está ganhando uma importante atualização no Android. Em breve, será possível acessar o serviço por novas formas de login que vão além de uma senha.
A novidade é o acesso por biometria (leitura da impressão digital) ou um código numérico PIN cadastrado pelo usuário. O site Android Authority encontrou as formas alternativas de login na versão 3.1.173-1 do aplicativo, atualmente em fase de disponibilização ao público pela Google.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo login por impressão digital no app. (Imagem: Android Authority/Reprodução)Fonte: Android Authority
A função estava em fase de testes ao menos desde maio deste ano. Até agora, só era possível acessar o serviço usando a senha — que podia ser salva para futuros acessos, com a consequência de deixar o app potencialmente mais inseguro.
A biometria será agora a forma padrão de login no serviço, o que significa que ele será o método preferencial de acesso.
Encontre Meu Dispositivo
Para ganhar acesso ao novo formato de login no Encontre Meu Dispositivo, atualize o seu aplicativo para a versão mais recente. Como a função está em fase de disponibilização, é possível que ela demore alguns dias até estar liberada para toda a comunidade.
Ainda de acordo com o Android Authority, o aplicativo está próximo de ganhar uma versão atualizada para tablets. A interface vai mudar para um menu lateral de navegação, que aproveita mais o espaço da tela para exibir o mapa. Essa atualização, porém, ainda não tem data para sair oficialmente.
O Encontre Meu Dispositivo. (Imagem: Google Play Store/Divulgação)Fonte: Google Play Store
O Encontre Meu Dispositivo é o app da Google para que você rastreie e encontre um eletrônico que rode o Android. Ele pode ser baixado de forma gratuita na Google Play Store.
Ele é voltado para vários casos, desde furtos ou roubos até se você perdeu ou se esqueceu de onde deixou o aparelho. Após achá-lo no mapa, é possível fazer com que o eletrônico emita um som alto para facilitar a sua localização ou solicitar ao sistema o bloqueio e até a formatação dele.
Fontes