Boston Dynamics e Toyota fecham acordo para adicionar IA ao robô Atlas

1 min de leitura
Imagem de: Boston Dynamics e Toyota fecham acordo para adicionar IA ao robô Atlas
Imagem: Boston Dynamics

A fabricante Boston Dynamics anunciou nesta quarta-feira (16) uma parceria com um instituto de pesquisa da Toyota. O acordo envolve o desenvolvimento de novas tecnologias e a troca de experiências em robótica e inteligência artificial (IA).

A aliança tem como objetivo adicionar recursos de IA no Atlas, o robô humanoide da Boston Dynamics. A versão antiga do projeto, que viralizou várias vezes nos últimos anos com danças e exercícios físicos, foi substituída por um novo modelo elétrico mais poderoso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Até agora, não há um prazo para que a parceria comece ou renda frutos. A fabricante, que pertence à Hyundai desde 2021, no momento comercializa apenas o cão-robô Spot, além de braços mecânicos que são usados em diferentes indústrias.

O futuro dos robôs com IA

No novo projeto, a Toyota vai contribuir com a experiência da marca com grandes modelos comportamentais (LBMs), que são IAs especializadas no treinamento de robôs.

Assim como os grandes modelos de linguagem (LLMs), caso do GPT da OpenAI, eles reúnem uma enorme quantidade de informações para aprimorar o funcionamento de um equipamento. Porém, aqui o objetivo é muito mais complexo, já que envolve raciocinar sobre qual movimento fazer e efetivamente realizar a ação em um robô.

A atual versão do Atlas, mais compacta e 100% elétrica.A atual versão do Atlas, mais compacta e 100% elétrica.Fonte:  Boston Dynamics 

Em uma primeira fase do projeto, o Atlas terá dados coletados para ajudar na alimentação do LBM da Toyota, junto de simulações e novos testes de hardware. A expectativa é de que o robô aprenda "novas ações robustas, habilidosas e que usem todo o corpo".

O objetivo final da dupla é fazer com que o Atlas aprenda a realizar tarefas complexas com autonomia completa — algo bem mais ousado e difícil do que os movimentos programados que aparecem nos vídeos.

Em paralelo, as empresas também realizarão várias pesquisas em temas como a compreensão da interação entre humanos e robôs e questões de segurança envolvendo essas atividades futuras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.