iFood testa IA de voz para motoristas e clientes utilizando tecnologia da OpenAI

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O iFood está realizando testes com a nova API Realtime da OpenAI, utilizando o modelo de voz para aprimorar a experiência de uso do app em suas versões para clientes e entregadores. A ferramenta alimentada pelo GPT-4o foi lançada pela desenvolvedora no início de outubro e chega ao app de delivery em uma parceria com a equipe de IA do grupo Prosus, controlador do iFood.

Com voz natural e nuances conversacionais parecidas com as de humanos, a novidade tem a capacidade de realizar pausas e agir com base no contexto da conversa, proporcionando interações mais envolventes. Os primeiros experimentos foram com o assistente de IA Jhow, que apoia os entregadores, adicionando voz a ele.

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Entregadores que participaram do teste aprovaram os novos recursos de voz.Entregadores que participaram do teste aprovaram os novos recursos de voz.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Em vez de digitar, os entregadores puderam usar a voz para perguntar ao chatbot sobre diversos temas relacionados ao app, aceitar e concluir entregas, definir os melhores horários para trabalhar e muito mais. A empresa afirma ter feito mais de 100 testes de áudio reais em português com feedback inicial “promissor”.

Os participantes do teste apontaram vantagens como facilidade de interação, tempo de resposta rápido e a conveniência de usar o chat por voz em dias chuvosos, entre outras. Segundo o iFood, novos experimentos com a API Realtime serão realizados antes do lançamento da versão beta da atualização.

Melhorias também para os clientes

No caso dos compradores, o novo modelo da OpenAI permite utilizar a voz para selecionar pratos, personalizar o pedido, escolher opções disponíveis como método de pagamento e entrega gratuita e definir um limite de gasto. Na sequência, a IA do delivery apresentará as melhores opções de restaurantes que se enquadram nos requisitos.

A empresa realizou os primeiros testes de pedidos por voz com colaboradores, que gastaram um minuto, em média, para concluir as solicitações, desde a primeira mensagem até o checkout. O próximo passo é o teste com clientes reais, antes de disponibilizar a ferramenta para mais de 55 milhões de usuários ativos.

“Nosso trabalho com a OpenAI é um passo importante em direção ao que chamamos de experiência do futuro. Além disso, a nova ferramenta nos torna ainda mais inclusivos, atendendo pessoas com déficits de alfabetização, dificuldades com termos em língua estrangeira ou até mesmo visão reduzida”, destacou o diretor de parcerias e inovações do iFood, Thiago Silva.

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