A Samsung Developers Conference 2024 (SDC) aconteceu nesta quinta-feira (3). O evento abraçou as principais novidades em software para o ecossistema da fabricante sul-coreana, mas deixou a desejar quanto às novidades da One UI 7 baseada no Android 15.
O foco da conferência foi mostrar como inteligência artificial vai agregar valor ao ecossistema de produtos de variadas formas, não só em celulares topo de linha. A empresa reforçou que quer colocar o Galaxy AI em mais dispositivos e expandir as ferramentas para dispositivos inteligentes da marca, cobrindo a casa inteira com funções inteligentes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O objetivo da Samsung é integrar inteligência artificial em toda a residência, facilitando a execução de tarefas do dia a dia. A Bixby também não foi deixada de lado, sendo responsabilizada com um papel importante no gerenciamento de dispositivos com controle de voz.
A SDC 2024 não apresentou muitos detalhes sobre a One UI 7.Fonte: Samsung/Reprodução
Abaixo, confira as principais novidades da SDC 2024:
One UI 7 com novo visual
A One UI 7 foi brevemente apresentada na SDC 2024 — algo atípico para a Samsung. A empresa confirmou o desenvolvimento e a janela de lançamento do novo sistema operacional baseado no Android 15, mas sem dar detalhes concretos sobre ele.
A One UI 7 só será lançada em 2025.Fonte: GettyImages
Segundo a empresa, a One UI 7 apresentará visual repaginado, focado em conforto e praticidade. As funções de IA também serão integradas de forma mais íntima com o SO.
A Samsung anunciou que a One UI 7 será lançada em fase Beta ainda este ano, mas a atualização só chegará nos próximos lançamentos da linha Galaxy S (Galaxy S25, a princípio) no começo de 2025.
Mais funções de IA para smart TVs
As smart TVs avançadas da Samsung receberão funções com IA generativa. A ferramenta pode criar um papel de parede adaptado para as preferências do usuário.
Outra função com IA anunciada para TVs é o Samsung AI Cast, função que apresenta resultados gerados por modelos generativos do celular para a TV, assim permitindo que usuários confiram conteúdo em uma tela maior.
No evento, a companhia também mencionou a capacidade de usar o celular como controle remoto de TVs. A função existe no Samsung SmartThings há muito tempo, mas a empresa ressaltou a capacidade de customizar os botões e ter uma experiência mais intuitiva.
Novidades do Tizen
O sistema Tizen também recebeu caprichos da Samsung: o sistema foi aprimorado com os serviços Tizen AI que, graças ao processamento dedicado das NPUs de dispositivos da marca, observam e entregam ajustes de configurações afinados com as necessidades do usuário.
O sistema Tizen da Samsung vai receber funções com IA para facilitar o gerenciamento de casas inteligentes.Fonte: Samsung/Reprodução
A plataforma pode controlar os níveis de eco e redução de ruído durante a exibição de conteúdo na TV, por exemplo.
O sistema Tizen também foi atualizado para a versão mais recente do Flutter, um framework de desenvolvimento de múltiplas plataformas, assim expandindo o suporte integrar mais dispositivos ao ecossistema da casa.
Home Insight do Samsung SmartThings
Quanto ao SmartThings, uma das principais novidades é o Home Insight. Essa solução observa os hábitos dos residentes da casa, como padrões de uso de dispositivos, histórico e outras estatísticas de uso, para aprimorar a experiência do dia a dia.
A Samsung quer expandir a presença de inteligência artificial generativa para todo o ecossistema de dispositivos.Fonte: Samsung/Reprodução
Quanto integrada aos dispositivos da Samsung, a ferramenta poderá desligar aparelhos de forma automática em períodos do dia de menor uso ou durante férias fora de casa.
É no meio disso que entra a Bixby: a assistente virtual da Samsung será uma ferramenta importante para acionar dispositivos usando a voz.
Mais segurança para a “Era da IA”
Parte da conferência foi dedicada à apresentação de esforços em segurança e privacidade. A Samsung confirmou que a solução de blockchain para múltiplos dispositivos Knox Matrix será expandido para dispositivos móveis e TVs.
A companhia também ressaltou a expansão do suporte para passkeys em TVs com sistema Tizen. A novidade chega primeiro nas televisões com lançamento previsto para 2025 e a geladeira com AI Family Hub.
Fontes
Categorias