O Spotify finalmente permite que criadores apresentem conteúdo exclusivo para assinantes em um feed único. A novidade é parte de uma atualização da API Open Access e foi batizada como "Synched Feeds" ("Feeds sincronizados", em tradução livre).
O Synched Feeds torna o conteúdo pago de criadores mais fácil de acessar, possibilitando a exibição centralizada no feed do Spotify. A plataforma passa a servir como hub ainda mais completo para o material do perfil.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A plataforma de streaming nunca proibiu criadores de distribuir conteúdo somente para apoiadores, mas eles precisavam apelar para gambiarras. Um método conhecido é a publicação de um teaser de um episódio de podcast no Spotify com um link anexado para o post completo em um serviço alternativo, por exemplo.
O Spotify finalmente vai unificar conteúdo exclusivo para assinantes de outras plataformas em um único feed.Fonte: GettyImages
Agora, o feed do Spotify dá espaço tanto para conteúdo gratuito quanto ao pago. O material exclusivo para apoiadores é exibido no feed do perfil e os visitantes recebem a opção de assinar para ter acesso ao post completo.
A ativação do recurso é manual, obviamente. Cabe ao criador de conteúdo habilitar o "Synced Feeds" na própria conta no Spotify for Podcasters.
É necessário usar a API Open Access para acessar a ferramenta e habilitar a sincronização com o conteúdo de outras plataformas.
Naturalmente, para conferir o conteúdo pago, ouvintes precisam vincular suas contas de plataformas alternativas ao perfil do Spotify. Felizmente para criadores, o streaming não cobra nenhuma taxa pela integração.
De acordo com o Spotify, mais da metade dos podcasters com conteúdo no Patreon aproveitaram a ferramenta. Esse público notou 15% mais assinantes após vincular os feeds.
Fontes