A plataforma de navegação e localização Google Maps está implementando novas políticas para flagrar estabelecimentos comerciais com avaliações falsas. As mudanças já estão em vigor no Reino Unido e devem ser expandidas globalmente em breve.
O objetivo da companhia é encontrar locais que tenham engajamento artificial, notas manipuladas e resenhas que são claramente fraudulentas — em especial no caso de elogios. Para isso, ela vai usar mecanismos não divulgados que detectam o uso de contas falsas, múltiplos perfis ou textos copiados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além disso, locais que prometem descontos ou outros benefícios em troca de uma avaliação positiva também serão punidos, já que isso é uma forma de manipular o sistema de resenhas espontâneas.
O que acontece com o local com resenhas falsas?
O jornalista Mike Blumenthal encontrou um desses avisos. A sinalização fica bem visível abaixo das informações básicas sobre o estabelecimento, como o horário de funcionamento.
Estabelecimentos com avaliações suspeitas que tenham sido removidas pela Google serão sinalizados no Maps e punidos com alguns prejuízos na plataforma.
Fora o alerta para os clientes, a Google impede o local de receber novas avaliações por um certo período de tempo e mantém as notas já publicadas invisíveis também por algum tempo. Nas regras, não há detalhes sobre qual é a duração desse tipo de punição por parte do serviço.
- Leia também: Como usar o Google Maps para planejar viagens?
Os donos do estabelecimento são avisados por um email sobre a aplicação da punição, mas é possível recorrer das decisões e pedir uma revisão para a companhia.
Fontes
Categorias