A Alexa vem se tornando cada vez mais comum nas residências em todo o mundo. O sistema de inteligência artificial por voz, desenvolvido pela Amazon, é uma mão na roda para auxiliar quem deseja automatizar desde simples rotinas domésticas, até mesmo cuidar da segurança da sua casa.
Para isso, a própria empresa desenvolveu o Alexa Guard, um sistema de segurança que traz uma série de recursos, já programados, para auxiliar em casa de invasões ou ações similares. Elas incluem desde o acionamento de alarmes, até ligações automáticas para a polícia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
E hoje o TecMundo te mostra o que é a Alexa Guard e como ela funciona. Acompanhe a leitura?
- Confira Também: Como usar seu Smart Speaker Alexa e aproveitar ao máximo?
O que é a Alexa Guard?
Como dito anteriormente, a Alexa Guard é um serviço, dentro da plataforma da Amazon, que traz uma série de automatizações em relação à segurança da sua residência. Ela está disponível apenas nos Estados Unidos e conta com uma série de recursos, como por exemplo:
- Acionamento automático de alarmes inteligentes de invasão;
- Rotinas para movimentação de câmeras mediantes acionamento do sistema;
- Ligação automática a serviços de emergência, como polícia e bombeiros;
- Acionamento de sistemas de incêndio em casos de fumaças nos sensores.
A Alexa Guard é integrada ao sistema para proteger a sua casa.Fonte: GettyImages
O serviço custa nos Estados Unidos US$ 4,99 por mês, ou US$ 49 por ano. Até o momento não há previsão de chegada da Alexa Guard no Brasil.
Criando a sua Alexa Guard
Entretanto, por mais que o sistema ainda não esteja disponível no país, você pode criar algumas rotinas para ter uma espécie de Alexa Guard na sua casa. Principalmente se você já possui um sistema de câmeras integradas com a plataforma da Amazon.
Nestes casos, é possível criar uma rotina para que, caso haja uma detecção de movimento ou som, a Alexa tome algumas atitudes. A principal delas é gravar ou fotografar as imagens no momento em que isso ocorre.
Você também pode ir além e criar uma rotina mais rigorosa, como a de um acionamento de alarmes de som ou de luzes caso o sistema detecte algo incomum.
É possível criar rotinas para que a Alexa ative alarmes indicados por sua câmera.Fonte: GettyImages
Além disso, caso você possua um sistema mais amplo em toda a sua casa, que inclui aberturas de porta e portões, também é possível criar rotinas mais específicas para essas situações.
Por exemplo, a de travar automaticamente toda a sua casa, caso as câmeras detectem alguma movimentação incomum, evitando assim que, caso você tenha esquecido de trancar algo, o sistema faça isso por você.
Por fim, embora não tenha uma integração com os sistemas das polícias aqui do Brasil, você também pode criar uma rotina para que alguém seja informado de algo errado no entorno da sua casa.
É possível, assim, mandar uma mensagem para pessoas de confiança, ou até mesmo para portaria ou segurança privada de seu condomínio, caso ele possua.
- Saiba Mais: 7 comandos da Alexa que te ajudam no dia a dia
É possível avisar outras pessoas, de confiança, caso sua casa esteja sendo invadida.Fonte: GettyImages
- Fique por Dentro: 7 comandos que devem ser evitados com a Alexa
Gostou do conteúdo? Republique em suas redes sociais e deixe seus seguidores por dentro desse conteúdo. Aproveite para aprofundar no assunto e conheça 7 motivos para ter uma Alexa integrada em sua TV. Até a próxima!