O Chrome finalmente vai sincronizar grupos de abas entre seus dispositivos. O novo recurso faz parte de um conjunto de novidades anunciado pelo Google na terça-feira (10).
A capacidade de agrupar abas não é uma novidade do Chrome — na verdade, o recurso apareceu pela primeira vez em setembro de 2020. Contudo, as páginas reunidas só podiam ser acessadas a partir do próprio dispositivo, mesmo se a sincronização entre dispositivos estivesse habilitada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em breve, essa deficiência será solucionada por uma atualização: as abas agrupadas no PC poderão ser acessadas (ainda no grupo) no celular e vice-versa.
É uma adição simples de usabilidade, mas um importante incremento para a qualidade de vida dos usuários. As guias sincronizadas aparecem na Barra de Favoritos do Chrome no PC, com mesmo nome e cor configurados no celular.
Agrupamento de abas no iOS
Outra novidade com chegada iminente é o suporte para o agrupamento de abas no iOS. Até hoje, a versão do navegador para iPhones não tinha suporte para o formato.
Tal como no Android, o usuário poderá definir um nome e uma cor personalizada para cada grupo. Depois disso, basta tocar, segurar e arrastar abas para adicioná-las ou removê-las do grupo.
Sugestão de navegação
Por fim, o Google Chrome prepara um novo recurso para ajudar você a continuar a navegação de onde parou. Agora, na tela principal do app para celular, o navegador vai apresentar uma página visitada recentemente no computador.
A nova função do Google Chrome vai ajudar você a continuar a navegação de onde parou.Fonte: Google/Divulgação
A solução é um facilitador para caso você queira revisitar uma página que visualizou no PC, poupando alguns segundos do usuário que antes precisava abrir o histórico de navegação para conferir os sites que abriu anteriormente.
Todas as novidades anunciadas chegarão como atualização em algum momento do futuro. A empresa não deu uma previsão concreta para a liberação da atualização.
Fontes
Categorias