A Apple revelou nesta segunda-feira (9) mais detalhes sobre o iOS 18, a nova versão do sistema operacional dos smartphones da empresa. Ela estreia já no iPhone 16, linha que também foi apresentada na mesma conferência.
A plataforma foi anunciada pela primeira vez em junho, na abertura da WWDC 2024, mas só agora ganhou mais informações. Fora os novos modelos, ela estará disponível para outras seis gerações do celular — a partir do iPhone XR e do iPhone SE de 2ª Geração.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Além de melhorias no desempenho, o iOS 18 traz novos aplicativos, inclusive alguns bastante aguardados pelo público, e atualizações para ferramentas já existentes. Outro ponto é que essa, versão que tem o maior nível de controle do visual e personalização para o usuário em muito tempo.
A seguir, veja algumas das adições mais úteis e curiosas do novo sistema por trás dos iPhones.
1. Apple Intelligence
O conjunto de recursos de IA da Apple é uma das novidades mais impactantes do novo iOS. Apesar de ser restrito a alguns modelos, o Apple Intelligence muda consideravelmente a navegação e funções como mensagens e produção de conteúdo no aparelho.
Apple IntelligenceFonte: Apple
As ferramentas disponíveis já no lançamento incluem funções que ajudam na escrita e a revisar ou resumir textos, além da criação de genmojis personalizados com a sua aparência.
No caso do iPhone 16, é possível apontar a câmera do dispositivo para algo e usar a IA para ter mais informações sobre o objeto fotografado — como o cardápio de um restaurante ou a espécie de um animal, por exemplo.
Segundo a companhia, todos os recursos operam em servidores privados para proteger as informações do usuário. Outras novidades devem ser adicionadas com o tempo, inclusive a capacidade de rodar o ChatGPT embutido no aparelho.
2. Tela inicial totalmente personalizável
A partir do iOS 18, o usuário insatisfeito com a aparência ou a organização dos aplicativos e widgets no aparelho terá liberdade para reorganizá-los da forma que desejar.
Algumas possibilidades de mudança.Fonte: Apple
Na atualização, você pode mudar a posição ou aumentar o tamanho de aplicativos, além de aplicar uma nova aparência Escura na interface. Se quiser uma camada adicional de segurança, é possível tornar alguns apps bloqueados ou ocultos.
3. A nova Central de Controle
A Central de Controle, local onde você ativa funções e aciona atalhos variados do aparelho, recebeu uma atualização de grande porte. Agora, o usuário pode personalizar onde cada ajuste aparece na tela, mudar as dimensões ou separá-los em grupos para deixar Bluetooth e Wi-Fi próximos um do outro, por exemplo.
Na Tela Bloqueada, você também pode separar quais configurações aparecerão e em que momento, privilegiando aplicativos mais utilizados.
4. App só para senhas
Em vez de guardar as senhas salvas em aplicativos e sites dentro dos Ajustes, o iOS 18 agora tem um espaço separado para isso. O app Senhas armazena as suas credenciais e ainda faz verificações e alertas de segurança. O recurso sincroniza com iPhone, iPad, Mac e Windows, além de ser protegido com criptografia de ponta a ponta.
5. O novo Fotos
O app Fotos.Fonte: Apple
O aplicativo Fotos que reúne a sua galeria de imagens no celular foi remodelado. Agora, ele tem uma melhor organização da biblioteca, além de já catalogar todos os cliques a partir da sua localização.
O serviço tem coleções que organizam automaticamente as imagens por tema, servindo como atalho para quem deseja relembrar memórias. Já o novo carrossel destaca melhor o conteúdo a partir do formato de um pôster.
6. Modo de Jogo
O Modo de Jogo é um otimizador do aparelho para momentos em que você está rodando um game no celular, em especial, títulos mais pesados e exigentes. Na prática, ele faz uma série de alterações nas configurações para priorizar a jogatina — como minimizar a atividade em segundo plano de outros aplicativos.
O novo modo otimiza games.Fonte: Apple
Dessa forma, você tem uma taxa de quadros alta e estável na maior parte do tempo. Além disso, garante a experiência de áudio sem latência nos AirPods e maior responsividade ao jogar com controles sem fio.
Fontes