No início do ano, a Samsung confirmou que tornaria o Google Messages o aplicativo oficial para a troca de mensagens, deixando o Samsung Messages de lado. O que antes era algo exclusivo para a linha Galaxy Z Fold 6 e Z Flip 6, agora começa a aparecer em aparelhos mais antigos.
Relatos em redes sociais como o Reddit e Threads indicam que usuários de smartphones como o Galaxy S20, S21 e S22 têm recebido mensagens para alterar o aplicativo padrão de mensagens para o Google Messages. Embora não seja nada obrigatório, a iniciativa mostra que a Samsung quer encerrar de vez o seu próprio aplicativo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As notificações para essa troca são esporádicas e deve ser apenas questão de tempo até que a maioria dos aparelhos da Samsung sejam afetados.
O aplicativo Samsung Messages vai pré-instalado nos smartphones da empresa.Fonte: GettyImages
Em um primeiro momento, é provável que a troca seja opcional, mas não seria surpresa ver a companhia desativar o Samsung Messages por completo em breve.
Mudança visa melhorias
O motivo para essa alteração tem relação com o RCS (Rich Communication Services) integrado aos mensageiros. O RCS é um protocolo considerado uma evolução do SMS tradicional, capaz de aumentar o limite de caracteres e qualidade de imagens enviadas entre os dispositivos, além de tecnologias de encriptação.
Publicado por @missygail78Ver no Threads
Em resposta ao site Android Authority, a Samsung revelou que o Samsung Messages só oferece suporte ao recurso caso o chip da operadora do usuário também ofereça. No Google Messages há compatibilidade com o RCS independente do suporte da provedora, justificando a mudança.
Como a companhia anunciou oficialmente que a troca ocorrerá e já começou a tentar convencer sua base de usuários, os dias do Samsung Messages parecem estar contados.
Fontes