O Google Meet ganhou uma inteligência artificial que anota os pontos mais importantes da reunião por você. A função, apresentada pelo Google em 2023, usa a IA Gemini para funcionar.
Quando ativada, a função "Take notes for me" ("Faça anotações para mim", em tradução livre) cria um documento no Google Docs e registra aquilo que foi mais importante naquela conversa — quase como uma ata da reunião. Daí, quando o papo é encerrado, a plataforma anexa o arquivo ao evento do calendário associado à conferência.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Google Meet não é o primeiro serviço a ganhar uma ferramenta de anotações com IA: o Microsoft Copilot integrado ao Teams já faz isso há meses, seguindo proposta bem semelhante.
A nova ferramenta do Google Meet faz anotações sobre o que é discutido na reunião. (Imagem: Google/Reprodução)Fonte: Google/Reprodução
Neste primeiro momento, o Google ressalta que o recurso é restrito ao Google Meet web para PC. Além disso, a IA tem suporte apenas para reuniões conduzidas em inglês.
As anotações da reunião são armazenadas na pasta do Drive do usuário que ativou o recurso primeiro. Se for uma conta corporativa, o documento seguirá as políticas de retenção do Google Meet.
Apenas para pagantes
Assim como várias outras funções com IA alimentadas com o Gemini, a ferramenta de anotações com IA é restrita aos assinantes do Google Workspace. A novidade estará disponível para assinaturas com os add-ons Gemini Enterprise, Gemini Education Premium e AI Meetings & Messaging.
A distribuição do recurso começou nesta terça-feira (27) e pode levar até 15 dias para alcançar todos os usuários elegíveis, afirma o Google. Não há previsão para a expansão do suporte para outros idiomas.
Vale lembrar que, por ser uma inteligência artificial generativa, a ferramenta pode cometer erros. Portanto, é interessante conferir as informações do documento assim que o papo for encerrado.
Fontes