Há alguns dias a Microsoft havia confirmado que pretendia descontinuar o Painel de Controle do Windows e unificar todas as funções no aplicativo de Configurações. No entanto, a companhia parece ter alterado seu planejamento e já está mais tão certa sobre essa mudança, deixando o futuro do Painel em aberto.
A informação havia sido primeiramente reportada pelo site Neowin, que encontrou uma página de suporte com um comunicado que avisava sobre o fim do Painel de Controle. Todavia, esse comunicado foi alterado e não diz mais sobre o fim da funcionalidade, apenas que algumas funcionalidades serão migradas para o menu de Configurações.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“O Painel de Controle é um recurso que faz parte do Windows há muito tempo. Ele fornece uma localização centralizada para visualizar e manipular as configurações e controles do sistema. Por meio de uma série de applets, você pode ajustar várias opções que vão desde a hora e a data do sistema até as configurações de hardware, configurações de rede e muito mais. Muitas das configurações no Painel de Controle estão em processo de migração para o aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada”, explica o novo comunicado da Microsoft.
Painel de Controle se destaca pela facilidade dos comandos e funcionalidades internas. (Imagem: Felipe Vidal/TecMundo)Fonte: Felipe Vidal/TecMundo
Duro de matar
A mensagem anterior enfatizava que o Painel de Controle seria descontinuado em favor de uma abordagem mais simples e moderna. Porém, é possível que nem mesmo a Microsoft acredite tanto nisso, ou que a recepção pública não tenha sido bem-vinda, uma vez que a função existe há décadas e é querida pelos usuários.
Vale lembrar que a Microsoft manteve a nota que explica que o Painel de Controle só não foi totalmente migrado para o app de Configurações “por questões de compatibilidade”. Isso pode significar que uma eliminação completa do Painel não é algo tão simples, já que pode haver parâmetros no sistema que impedem uma alteração tão brusca sem que o Windows também seja afetado.
Desde 2011 a Microsoft comenta em acabar com o Painel de Controle, e com a recente mudança de rumos inesperada, a função deve permanecer no sistema operacional por um bom tempo.
Fontes
Categorias