A Google anunciou a liberação de uma nova ferramenta de controle parental para alunos em horário escolar. A novidade é uma trava que reduz o uso de eletrônicos por crianças e adolescentes enquanto eles estão no colégio.
Chamado de "School time", ou "Hora do colégio" em tradução literal para o português, o recurso limita a funcionalidade de tablets ou smartphones no período em que os filhos devem se concentrar nas aulas, evitando algumas distrações. Na prática, ele impede o usuário de acessar certos aplicativos, além de reduzir a quantidade de notificações de chamadas e mensagens de alguns dos contatos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O limite de uso durante horário escolar.Fonte: Google
A configuração é baseada em horários e os limites valem apenas durante o período selecionado, com o dispositivo voltando ao modo normal logo em seguida. Aparelhos não vinculados ou outros eletrônicos, como notebooks, podem continuar sendo usados normalmente.
Family Link em expansão
O recurso faz parte do Family Link, que é a conta familiar da Google que serve também como uma espécie de controle parental.
A configuração estará disponível para alguns celulares e tablets com Android ainda não especificados, além de relógios inteligentes da linha Galaxy Watch da Samsung. A novidade foi testada inicialmente nos smartwatches Fitbit Ace em maio e, aparentemente, aprovada nos experimentos para um lançamento mais vasto.
Para ajudar a manter os filhos não apenas focados, mas também protegidos de conteúdos nocivos, a Google vai implementar ainda novas formas de supervisão no YouTube. Além disso, a empresa reforça que sempre deixa ativado opções de proteção por padrão para menores de idade, como o filtro SafeSearch no buscador.
Fontes