O Google Chrome prepara um atalho para matar abas que estejam consumindo muitos recursos do PC. Uma nova função encontrada na versão Canary do navegador vai detectar guias que possam estar impactando negativamente o desempenho e oferecerá a opção de suspendê-las.
A ferramenta funcionaria em duas etapas: a primeira é o monitoramento de desempenho do app. Se alguma anomalia for detectada — alguma aba consumindo demais processamento ou memória RAM, por exemplo —, o programa notificaria o usuário com uma janela pop-up no canto superior direito.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A segunda parte é a janela pop-up em que são exibidas as guias problemáticas. A partir dali, são exibidos botões para fechar as abas em questão, ou suspendê-las até serem abertas novamenate ao clicar no botão "Fix now" ("Resolver agora", em tradução livre).
These are the suggestions that Chrome will show when it detects performance issues, you can close individual tabs or discard them all with the "Fix now" button:https://t.co/Z9wWksqLbH
— Leopeva64 (@Leopeva64) July 20, 2024
.https://t.co/okEzup73iM pic.twitter.com/3V0cPIPvnN
De forma geral, a função é um atalho para a suspensão de abas que já existe no Chrome. Contudo, atualmente as guias só entram em hibernação de forma automática depois que são esquecidas por algum tempo.
Assim que as abas são eliminadas ou suspensas, o Chrome exibe a quantidade de memória economizada no processo. Assim, o navegador garante mais controle para o usuário, além de permitir que a navegação continue fluida, mas sem necessariamente exigir que as abas sejam fechadas.
Ainda em desenvolvimento
O informante que descobriu a novidade, @Leopeva64 no X (antigo Twitter), menciona que desenvolvedores do Google trabalham em várias versões do recurso, mas as únicas diferenças estão no texto exibido no pop-up.
O vazador informa que a função foi habilitada de forma manual no menu chrome://flags. O recurso é identificado como "#performance-intervention-ui".
A função está disponível exclusivamente na versão mais recente do Chrome Canary, a compilação 128. Por enquanto, não há previsão para o lançamento do recurso para o público geral.
Fontes
Categorias