O Google Gemini agora consegue realizar uma maior quantidade de interações com o usuário nos momentos em que o celular estiver com a tela bloqueada, respondendo "perguntas gerais". A melhoria foi anunciada por meio de uma atualização na página de suporte da inteligência artificial generativa, na última terça-feira (16).
Com a novidade, o usuário não precisa desbloquear o smartphone para perguntar ao bot a previsão do tempo em uma determinada cidade, pedir auxílio para uma questão de matemática ou tirar dúvidas sobre um tema que estava em destaque no noticiário, por exemplo. Basta chamar a IA e fazer a pergunta.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
É necessário ativar a função para usar o Gemini na tela de bloqueio do Android. (Imagem: 9to5Google/Reprodução)Fonte: 9to5Google/Reprodução
Anteriormente, o Gemini na tela de bloqueio estava restrito às funcionalidades do Google Assistente. Era possível controlar a reprodução de mídias, aumentar e reduzir o volume, definir, parar e adiar alarmes e definir ou parar temporizadores, além de ligar a lanterna do telefone.
Qualquer outra função que você desejasse utilizar com a ajuda da IA do Google era necessário desbloquear o smartphone usando senha, leitura de digital ou reconhecimento facial. A novidade já está disponível na versão mais recente do app do Gemini para Android.
Como ativar o Gemini na tela de bloqueio?
Para usar o Gemini com o celular bloqueado é preciso ativar a função. Abra o app da IA, toque na foto de perfil, no canto superior direito da tela, e depois em “Gemini na tela de bloqueio”. Em seguida, habilite a alternativa “Respostas de Gemini na tela de bloqueio”, finalizando o processo.
É possível que o bot ganhe ainda mais funcionalidades quando usado na tela de bloqueio, em breve. Rumores apontam que pelo menos quatro serviços do Google poderão ser acessados pela inteligência artificial sem desbloquear o telefone: YouTube, Google Maps, Google Hotels e Google Voos.
Ainda não se sabe quando esses recursos serão ativados nem como isso irá funcionar. Mas especula-se que a IA poderá abrir vídeos no streaming, pesquisar rotas, verificar hospedagens e disponibilidade de passagens aéreas diretamente da tela de bloqueio.
Fontes
Categorias